O secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Dalvan Costa e a coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Lauren Sberse participaram de um Webinar referente ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) na tarde da última terça-feira (10). Estava em discussão, o meio de ampliação do mercado potencial de produtos de origem animal, promovida pela Superintendência Federal da Agricultura (SFA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR).

Atualmente, a Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) da SEAPDR é responsável pela inspeção e fiscalização de 213 estabelecimentos registrados, sendo 94 com inspeção permanente (abate de animais) e 119 com sistema de inspeção periódica. Do total destas empresas, 41 estão indicadas e participando ativamente do SISBI-POA.

O SISBI faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Para o seu uso é necessário o SIM para comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).