O objetivo do encontro é incentivar o autocuidado e orientar, o paciente com mais dificuldade no controle da doença, com dicas e testes rápidos

Na próxima sexta-feira (30), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e Assistência Social de Capão Bonito do Sul realizará ação voltada ao público diabético do município. O encontro reunirá uma equipe multiprofissional com a realização de testes como hemoglico teste (HGT), verificação de pressão arterial e circunferência abdominal. Além disso, os profissionais estarão repassando informações sobre aplicação de insulina e aqueles que desejarem, poderão obter informações com a nutricionista.

De acordo com o secretário responsável pela pasta, Fernando Avila de Melo, a ação é necessária, mesmo em tempos de pandemia, uma vez que os diabéticos fazem parte do chamado grupo de risco e salienta que o encontro seguirá à risca todos os cuidados contra a Covid-19. “Entendemos esse, como um momento ideal para dobrarmos os cuidados com todos, mas em especial com esse público. Cuidar da saúde nunca é demais e medidas preventivas são fundamentais para todos”, destaca.

O secretário de saúde esclarece ainda, que, neste primeiro momento, 15 pacientes diabéticos foram convidados a participar da ação de saúde. “Nossa equipe teve como critério, ‘selecionar’ pacientes que têm mais dificuldade no controle da Diabetes. Foi avaliado o histórico de acompanhamento desse paciente na Unidade de Saúde, e então, os convidamos para essa ação de orientação, no entanto, em outras oportunidades, faremos novos encontros”, analisa.

Além das orientações, Fernando pontua que haverá palestra com nutricionista e ao final do evento, um kit para “coffee break” será entregue aos participantes. “Por serem grupo de risco, e para evitarmos aglomeração, iremos distribuir o kit para que cada participante aproveite em casa, com cuidado, uma lembrança especial com alimentos adequados para o público diabético. É uma forma que encontramos de informar, cuidar, orientar e manter a proximidade com toda nossa comunidade”, salienta.

Foto: Felipe Souza/Ascom PMCBS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui