Governo federal anuncia ajuda do Exército para municípios atingidos por temporais no RS

O governo federal prometeu ajuda aos municípios gaúchos atingidos pelos temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde domingo (3). No início da madrugada desta terça-feira (5), o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, afirmou que o Exército se comprometeu a auxiliar as localidades “o mais rapidamente possível”. O ministro também disse que equipes devem ser enviadas ao Estado, assim como ajuda para alojamento e alimentação de desabrigados.

Pimenta diz que está dialogando também com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e a Defesa Civil:

– Vamos continuar aqui com a nossa equipe, trabalhando e fazendo tudo aquilo que for possível neste momento para ajudar o Rio Grande do Sul. Podem ter certeza do nosso total compromisso, da nossa solidariedade e da nossa mobilização, nesse momento, com todas as forças necessárias que o governo federal dispõe.

Conforme atualização mais recente da Defesa Civil do Estado, há pelo menos 44 municípios com prejuízos em razão de temporais. Desde a madrugada de segunda-feira (4), houve pelo menos quatro mortes devido à chuva — registradas nos municípios de Mato Castelhano, Passo Fundo e Ibiraiaras, no norte gaúcho.

Pimenta diz, ainda, que estará em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na manhã desta terça para atualizar sobre as informações.

– Num primeiro momento, é o apoio emergencial, o socorro, é a garantia para as pessoas que estão desabrigadas, o apoio emergencial para garantir água potável, alimentação e abrigo. Num segundo momento, vamos mobilizar nossas equipes, inclusive para orientar as prefeituras no trabalho que precisar ser feito, para que possamos auxiliar na reconstrução de ruas, estradas, instalações urbanas, na área da saúde, educação, na parte da habitação, como temos feitos – detalhou o ministro.

Foto: Divulgação / Fonte: Agência RBS

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados