Governador participa de atividades do Dia Estadual do Patrimônio Cultural

No Dia Estadual do Patrimônio Cultural, celebrado neste domingo (20/8), o governador Eduardo Leite aproveitou a tarde e o início da noite para visitar equipamentos culturais do Estado e prestigiar apresentações e atividades artísticas na Capital.

O evento comemorativo é uma iniciativa do Estado realizada por meio da Secretaria da Cultura desde 2019. Com o tema “Cultura e Cidadania”, esta quinta edição contou com mais de 270 atividades – incluindo apresentações artísticas, oficinas, palestras, visitas a prédios históricos e ações de educação patrimonial – em 118 municípios do Rio Grande do Sul ao longo dos dias 19 e 20 de agosto.

Acompanhado da secretária da Cultura, Beatriz Araújo, o governador iniciou as atividades deste domingo no bairro IAPI, na zona norte de Porto Alegre, com uma visita à Biblioteca Pública Romano Reif. O local passou recentemente por uma reforma geral viabilizada por recursos do Estado. O investimento foi de R$264 mil do programa Avançar na Cultura.

Leite conheceu as instalações e aproveitou para conferir a exposição “Elis volta para casa”. A mostra levou parte do acervo da reserva técnica Casa de Cultura Mário Quintana sobre a cantora Elis Regina para a biblioteca pública no IAPI, bairro onde ela cresceu e viveu até os 18 anos. Documentação, discos, imagens e recordações da artista foram reunidos na sala multiuso do local, onde permanecerão expostos até outubro.

Logo depois, o governador e a secretária visitaram a sede do Instituto Estadual do Livro, que fica em um casarão no bairro Independência. O local também recebeu recursos do programa Avançar. Foram R$ 475 mil para a recuperação da edificação.

No Centro Histórico, Leite e Beatriz participaram, no fim da tarde, da saída do cortejo que celebrou o Dia do Patrimônio. A fanfarra Bate & Sopra deu o tom do momento. O cortejo partiu do Teatro de Arena, na avenida Borges de Medeiros, e foi levando junto quem cruzava com o grupo animado, parando em frente aos espaços culturais e históricos, como o Museu Júlio de Castilhos e o Palácio Piratini. Na sede do governo gaúcho, que também estava de portas abertas aos visitantes, Leite se despediu do grupo após muitas fotos, abraços e manifestações de carinho.

Foto: Gustavo Mansur

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados