A Universidade de Passo Fundo (UPF) divulgou os temas da prova de redação do Vestibular de Inverno 2026/2, realizado neste sábado (20). Como tradicionalmente ocorre, a instituição escolheu assuntos atuais e reflexivos para desafiar os candidatos durante o processo seletivo.
O primeiro tema teve como base uma reportagem publicada pelo G1 em abril deste ano sobre o álbum de figurinhas da Copa do Mundo de 2026. A proposta levou os vestibulandos a refletirem sobre dois aspectos presentes no fenômeno: de um lado, o aumento expressivo do custo para completar o álbum; de outro, os elementos ligados à memória afetiva, convivência, trocas e ao desejo de completude.
Os candidatos precisaram elaborar um texto dissertativo-argumentativo analisando qual desses fatores possui maior relevância na experiência de colecionar figurinhas da Copa do Mundo.
Segundo a professora doutora Cláudia Toldo, responsável pela elaboração do material, o tema buscou estimular uma reflexão crítica sobre consumo, valores afetivos e comportamento social.
Já o segundo tema foi inspirado em uma conhecida charge da personagem Mafalda, que apresenta o planeta Terra enfaixado acompanhado da frase: “O planeta ficou doente porque está com a humanidade baixa”.
A partir da imagem, os candidatos foram convidados a discutir a seguinte questão: Por que os seres humanos procuram avançar tecnologicamente, como chegar à Lua, enquanto problemas fundamentais na Terra permanecem sem solução?
A proposta exigiu uma reflexão sobre desenvolvimento tecnológico, prioridades da sociedade contemporânea e os desafios enfrentados pela população em questões sociais, ambientais e humanitárias.
O Vestibular de Inverno da UPF reuniu milhares de candidatos no Campus I da universidade. O gabarito oficial seria disponibilizado após as 19h deste sábado, enquanto a lista dos aprovados será divulgada na próxima segunda-feira, dia 22, a partir das 11h.
Mais informações podem ser acessadas no portal oficial da universidade.
Foto: Ederson de Ávila





