Cerimônia realizada no Centro Oncológico Infantojuvenil marca o fim do tratamento contra o câncer
No mês de conscientização do câncer infantojuvenil, através da campanha Setembro Dourado, quatro pacientes do Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, tiveram a felicidade de serem protagonistas da cerimônia que representa o fim do tratamento contra a doença: o toque do Sino da Vida.
Anthony Gabryell Saldanha, de 04 anos, Arthur Luiz Schapanski, de 08, Gustavo Koop Peretto, de 03, e João Gambato Formagini, de 02 anos, fizeram o badalar ressoar nos corredores do Centro Oncológico Infantojuvenil. O momento, marcado por muita emoção, foi prestigiado por familiares, médicos, equipe multiprofissional e demais colaboradores.
O pequeno Anthony, morador de Getúlio Vargas, foi diagnosticado com Leucemia Mieloide Aguda em 2022. A mãe, Andressa Saldanha, afirma que ver o filho tocar o sino é um momento indescritível. “Estar aqui faz relembrar o que passamos e que agora vencemos. Não há palavras que possam descrever esse momento. Só agradecer a Deus, aos médicos e a toda equipe”, frisou.
Moradores de Humaitá, os pais do Arthur, Roselaine e André, também aguardaram ansiosamente para ver o filho tocar o Sino da Vida após lutar contra um Linfoma de Hodgkin. “É uma mistura de sentimentos como gratidão e fé, pois lutamos muito. Tivemos dias turbulentos, mas conseguimos superar. Agradecemos a todos que ajudaram, desde os médicos, equipes e todos que nos auxiliaram”, frisaram.
Gustavo, que é morador de Frederico Westphalen, também foi uma das crianças que tocou o sino após lutar contra um hepatoblastoma, um tipo de tumor no fígado. “Nós, enquanto mães, não podemos perder a fé e precisamos confiar nos médicos. Graças a Deus vencemos e estamos aqui para tocar com força o Sino da Vida”, afirmou a mãe Taline.
O mais novo entre os pacientes, João, que é do município de Itapuca, venceu uma batalha contra um tumor no abdome. “A partir do momento que recebemos a notícia perdemos o chão, mas somos muito gratos aos profissionais do Centro Oncológico e do Posto 8, pois eles conseguiram amenizar a nossa dor, seja com uma palavra amiga ou abraço. Agradecemos a Deus pelo nosso filho viver esse momento. Com força e fé vamos longe”, afirmaram os pais Micheli e Eduardo.
O Sino da Vida
O toque do Sino da Vida é uma cerimônia muito aguardada pelos pacientes e familiares, pois marca o fim do tratamento contra o câncer. No mês de agosto, cinco ex-pacientes também participaram da celebração. “A cerimônia do sino é um momento de muita emoção e gratidão. Ver crianças e adolescentes celebrando o fim do tratamento oncológico reforça a importância do nosso Centro e de mantermos um atendimento especializado, humanizado e de excelência”, afirmou o coordenador do Centro Oncológico, Dr. Pablo Santiago.
O Centro Oncológico
Desde 2016, o Centro Oncológico Infantojuvenil é referência para uma população superior a dois milhões de habitantes, de 226 municípios das regiões norte e missioneira. A estrutura física possui Ambulatório, Espaço Lúdico, Unidade de Internação para a Oncologia Infantojuvenil e uma brinquedoteca.
Foto: Liliane Ferenci