Programa Previne Brasil: Unidades de Saúde de Lagoa Vermelha são certificadas por desempenho

Recentemente, o Ministério da Saúde divulgou os resultados de desempenho para o primeiro quadrimestre de 2023 do Programa Previne Brasil.

Em Lagoa Vermelha, as sete equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) apresentaram pontuações em caráter de evolução e desenvolvimento, sendo que duas se destacaram na pontuação atingindo bons indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil para o último quadrimestre de 2022 e o primeiro quadrimestre de 2023. As unidades que se destacaram foram: a UBS Oliveira e a UBS Gaúcha.

Na última semana, o Prefeito Gustavo Bonotto e o Secretário Municipal da Saúde, Eloir Morona, visitaram as UBSs com o objetivo de parabenizar pelas pontuações alcançadas e agradecer pelo trabalho realizado pelas equipes.

“Hoje nós temos duas Unidades empatadas com a melhor classificação, mas acredito que com o trabalho e o empenho contínuo que tenho acompanhado de todos os profissionais, é possível, no futuro, podermos ter não apenas duas, mas todas as sete unidades certificadas com as melhores notas do Programa. Obrigada equipes das Unidades de Saúde pelo trabalho e o serviço prestado em Lagoa Vermelha”, comentou o secretário.

Esse modelo avaliativo do Programa Previne Brasil é desenvolvido nacionalmente desde 2020. Sete indicadores são analisados em relação aos serviços prestados à população na área, como a saúde da mulher, saúde da criança, pré-natal e doenças crônicas.

Para obter as pontuações e classificações de desempenho o Programa realiza o cálculo dos indicadores com base nos dados das Unidades que são registrados no Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (Sisab). Esse sistema é monitorado a cada quadrimestre.

Essa ação do Programa é desenvolvida com o objetivo de mapear pontos que possam ser aprimorados no trabalho da Atenção Básica a Saúde e auxiliar na identificação de pontos para a destinação de investimentos.

Fotos: Roselle dos Santos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados