A Polícia Civil gaúcha lançou, na tarde desta terça-feira (20/4), o selo comemorativo dos 180 anos da instituição. A ocasião também marcou o início das festividades do aniversário – comemorado em 3 de dezembro – e de uma série de ações planejadas para os próximos meses. A primeira delas, também realizada no evento nesta tarde, foi o descerramento, pela chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor, e pelo subchefe, Fábio Motta Lopes, da placa de revitalização do Palácio da Polícia, a qual leva o selo dos 180 anos e está afixada no hall de entrada do prédio.

As obras de revitalização incluíram a restauração das fachadas e do hall de entrada do primeiro e terceiro pavimentos, troca de vidros, aplicação de película solar e instalação de novos refletores e da iluminação da fachada principal do Palácio, além da pintura interna das salas. O projeto, iniciado em janeiro de 2019 e concluído em fevereiro deste ano, exigiu investimento de recursos próprios de R$ 459 mil. Foi executado pela Assessoria de Engenharia da Divisão de Serviços Gerais, do Departamento de Administração Policial (DAP). Ainda este ano, deve ocorrer o início da pintura das paredes internas do prédio, do telhado e da calçada.

Para a chefe de Polícia, os 180 anos representam um novo marco para a instituição, que vive um dos maiores desafios de sua história recente: não parar em meio à pandemia e inovar serviços policiais para que a população não fique desassistida.

“Não ter parado não significa que não houve mudanças, mas que cada novo passo em meio a essa crise sanitária foi planejado meticulosamente para manter nossos cidadãos protegidos da doença e da criminalidade”, afirmou Nadine.

Foto: Divulgação / Polícia Civil