Igreja do Evangelho Quadrangular em Grande Expediente da Assembleia Legislativa

Os 70 anos da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil foram destacados durante o período do Grande Expediente da sessão plenária desta quarta-feira (24). A homenagem, realizada pelo deputado Airton Lima (PL), foi acompanhada por integrantes, pastores e fiéis da igreja nas galerias do Plenário 20 de Setembro.

O orador do Grande Expediente, que há 46 anos participa da Igreja do Evangelho Quadrangular, ressaltou o trabalho de todos os homens e mulheres que ajudaram a construir a história da instituição no país. “A história que hoje lembramos foi escrita e tem sido escrita com muito trabalho”, explicou.

Airton Lima lembrou ainda que o Parlamento gaúcho já prestou seu reconhecimento à igreja com a aprovação do projeto de sua autoria que deu origem à Lei 15.338/2019, que institui o o Dia da Igreja do Evangelho Quadrangular, a ser comemorado, anualmente, no dia 15 de novembro. Acrescentando que a data também foi incluída no Calendário Oficial de Eventos do RS.

O dia escolhido se refere à data de fundação da Igreja do Evangelho Quadrangular pelo pastor Harold Williams e sua esposa Mary Williams em 1951, em uma tenda de circo em São João da Boa Vista (SP). Atualmente, segundo o parlamentar, a instituição conta com 17 mil templos próprios em todos os estados do Brasil. No RS, o primeiro templo foi fundado em 1957, em Passo Fundo e, hoje, há 922 templos, congregando 70 mil fiéis.

Após fazer uma retrospectiva dos principais fatos ao longo das sete décadas de existência da igreja, Airton Lima destacou o trabalho do missionário Solon Soares, presidente do Conselho Estadual de Diretores da Igreja do Evangelho Quadrangular, que estava na mesa dos trabalhos da sessão e recebeu, ao final do discurso, uma placa comemorativa pelos 70 anos da igreja.

Airton Lima ainda falou dos trabalhos sociais realizados, todos financiados apenas com doações e ofertas dos fiéis, sem nenhum recurso público. Citou o Projeto Lucas, com unidades móveis equipados com consultório médico e odontológico; o Projeto Margarida, com unidades móveis para realização de exames de mamografia; e a Casa da Provisão, que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Por fim, informou que a instituição elegeu, no país, três deputados federais e 11 deputados estaduais e, no RS, dois vice-prefeitos e 23 vereadores. “A história da Igreja do Evangelho Quadrangular continua sendo escrita. Que venha o jubileu de 80 anos”, finalizou.

Manifestaram-se, em apartes, os deputados Adolfo Brito (PP), Pepe Vargas (PT), Elton Weber (PSB) e Paparico Bacchi (PL).

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados