Durante o espaço dos Assuntos Gerais da reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, realizada na manhã desta quinta-feira (6), o diretor-técnico da Emater RS, Claudinei Baldissera, apresentou o relatório da Empresa sobre as perdas na área agrícola dos municípios atingidos pelo ciclone extratropical que recentemente impactou o Rio Grande do Sul.
Conforme Baldissera a área mais aguda atingida pelo fenômeno climático abrange 62 municípios gaúchos, nela incluídas 8.115 propriedades, com danos estimados em 149.023.953,16 milhões de reais. Ainda conforme o relatório exposto pelo diretor-técnico, deste total, 1.595 propriedades rurais foram afetadas, causando perdas em construções e instalações como casas (1.304), galpões (968), armazéns (30), silos (57), estufas (176), aviários (13), pocilgas (187) e o transbordamento ou rompimento de 510 açudes utilizados para piscicultura e irrigação. Os estragos produzidos pelo ciclone contaminaram 440 fontes de água.
“Os valores de perdas dentro do sistema de produção agrícola, sem os danos à infraestrutura pública, como pontes e estradas, são estimados em 30 milhões de reais até o momento, nos dois grupos de municípios mais atingidos nas regiões do Litoral, Paranhana e Vale dos Sinos “, contabilizou Baldissera.
O dirigente da Emater disse que a produção primária prejudicada inclui, principalmente, hortifrutigranjeiros, mas ainda atingiu duramente lavouras de grãos, e às atividades pecuárias, como avicultura, bovinocultura e suinocultura. “As perdas em decorrência do ciclone têm impacto direto na economia local e na sustentabilidade das atividades agropecuárias das zonas afetadas”, concluiu.
Os deputados Adolfo Brito (PP), Elton Weber (PSB), Luciano Silveira (MDB) e Zé Nunes (PT) manifestaram-se a respeito de financiamentos e créditos aos agricultores atingidos, sugerindo ações do Governo do Estado, através do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (FEAPER/RS) e do Governo Federal, via Plano Safra para a agricultura familiar.
Ordem do Dia
No cumprimento da pauta da Ordem do Dia da reunião, os parlamentares aprovaram o requerimento de audiência pública para debater o caráter filantrópico da Emater/Ascar. A atividade foi proposta pelo deputado Jeferson Fernandes (PT).
Presenças
Participaram da reunião os deputados Adão Pretto Filho (PT), Adolfo Brito (PP), Aloísio Classmann (União), Elton Weber (PSB), Gaúcho da Geral (PSD), Luciano Silveira (MDB), presidente, Pepe Vargas (PT), Professor Bonatto (PSDB) e Zé Nunes (PT).
Foto: Celso Bender