Arraiá dos Idosos promove integração e reforça conscientização sobre os direitos da pessoa idosa em Lagoa Vermelha

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social de Lagoa Vermelha promove, no próximo dia 24 de junho, na SER Lagoense, o Arraiá dos Idosos, uma atividade especial voltada à integração, à valorização da terceira idade e ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

A programação é organizada pelas equipes do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), contando ainda com a participação de entidades parceiras e do Conselho Municipal do Idoso.

Em entrevista ao jornalista Marcos Roberto Nepomuceno, a coordenadora e psicóloga do CREAS, Fernanda Domingues Nicolodi, e a coordenadora do CRAS de Lagoa Vermelha, Vanessa Duarte Brambatti, destacaram que o evento também será um momento de conscientização, especialmente por fazer parte das ações do Junho Violeta, campanha nacional de combate à violência contra a pessoa idosa.

Segundo Fernanda, embora os casos de violência física sejam os mais conhecidos, outras formas de agressão também exigem atenção. “Existe uma grande subnotificação. Muitas situações envolvem negligência, abandono e violência psicológica, emocional ou financeira, que nem sempre chegam ao conhecimento dos órgãos responsáveis”, observa.

Ela explica que o trabalho do CREAS busca, acima de tudo, reconstruir vínculos familiares e fortalecer a rede de apoio aos idosos. “Nosso objetivo é auxiliar as famílias e conscientizar sobre a importância do cuidado, sempre priorizando a proteção e a garantia de direitos”, destaca.

Outro ponto abordado durante a entrevista foi o crescimento da população idosa e os desafios enfrentados pelas famílias. A coordenadora relata que é cada vez mais frequente a procura por vagas de institucionalização, realidade que reforça a necessidade de novas políticas públicas, como a futura implantação do Centro Dia no município.

Já a coordenadora do CRAS, Vanessa Duarte Brambatti, enfatiza que o Arraiá dos Idosos foi pensado para mostrar que envelhecer não significa deixar de participar da vida comunitária. “Queremos mostrar que a pessoa idosa continua ativa, tem experiência, vitalidade e muito a contribuir com a sociedade”, afirma.

A programação contará com casamento caipira, quadrilha, pescaria, brincadeiras típicas, apresentações organizadas pelos próprios idosos, decoração temática e animação do Trio Bico Doce. O evento também busca incentivar a convivência entre as gerações e combater o isolamento social.

“O nosso desafio é trazer esse idoso para o convívio, fazer com que ele se sinta útil, participante e valorizado. Quando ele participa das atividades, ganha autoestima, leva alegria para casa e fortalece os vínculos com a família e com a comunidade”, ressalta Vanessa.

O Arraiá é destinado especialmente às pessoas com 60 anos ou mais, que terão acesso gratuito às atividades e aos lanches por meio de um vale distribuído pela organização. A comunidade em geral também está convidada a participar e prestigiar o evento.

As coordenadoras reforçam que a presença das famílias é fundamental para fortalecer a valorização da pessoa idosa e incentivar a construção de uma sociedade cada vez mais acolhedora, participativa e respeitosa com aqueles que ajudaram a construir a história do município.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados