Agosto Lilás: mês de conscientização no combate à violência contra a mulher

O oitavo mês do ano é dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher através da campanha Agosto Lilás, que busca chamar a atenção da sociedade para o tema. A campanha foi criada em referência à Lei Maria da Penha, que em 2023 completa 17 anos, e surgiu para amparar mulheres vítimas de vários tipos de violência como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.

No dia 29 de agosto, ás 15 horas, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realiza um encontro com o tema: “Projeto Mais Marias e a Lei Maria da Penha”, com a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS, subsecção Lagoa Vermelha, a advogada Juliana Chilante Tonial.

O Observatório da Mulher Contra a Violência – do Senado Federal, realiza pesquisa desde 2005 com a população feminina de várias partes do Brasil e em seu último demonstrativo que foi divulgado em 2021 apontou elevação de aproximadamente 30% no número de mulheres que afirmaram ter sofrido violência física. Já no caso de violência psicológica os números subiram 165% e violência moral ultrapassou os 200%.

Disque 180 – Denuncie 

Para comunicar algum caso de violência doméstica ligue para a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, através do 180. O telefone é de abrangência nacional. As denúncias podem ser feitas de forma gratuita e confidencial. A central funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive nos fins de semana e feriados.

Foto: Arquivo ASCOM

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados