Câmara de Vereadores adere na prevenção da Violência Contra Mulher

Aconteceu na manhã de segunda-feira (23), o ato simbólico de instalação da primeira placa informativa sobre meios de denúncias de violência contra a mulher, em atendimento à Lei Municipal 7.709/2021. O Ato foi realizado no saguão da Prefeitura e o Legislativo lagoense foi representado pelo presidente, vereador Luiz Carlos Kramer, e o vereador secretário, Gabriel Vieira.

O ato foi conduzido pela primeira-dama, Raquel Dalberto, juntamente com o prefeito Gustavo Bonotto, e contou com a presença da presidente da Comissão da Mulher Advogada, Eliane Muller Varela Quadri, e da delegada regional de Polícia, Alessandra Matielo Crestani.

O Projeto que deu origem à Lei esteve em tramitação no legislativo, e foi aprovado pelos vereadores lagoenses em 19 de abril. A Lei torna obrigatória a fixação, em prédios públicos, de placas informativas com o número da Lei Maria da Penha, o número de telefone da Delegacia Especializada no atendimento à mulher.

A primeira-dama, idealizadora do projeto, explicou que, em um primeiro momento, 50 placas foram produzidas para serem instaladas em prédios públicos do município. Na oportunidade, uma placa também foi instalada na entrada da Câmara de Vereadores.

Raquel Dalberto destacou que a Lei 7.709/2021 contribui com um conjunto de ações que já estão sendo realizado para combater a violência contra a mulher. Nesse sentido, salientou o Projeto Mais Marias da OAB, a Sala das Margaridas da Polícia Civil, a campanha Sinal Vermelho e a parceria da Secretaria Municipal de Ação Social e Habitação no acolhimento temporário de mulheres em situação de violência.

A delegada Alessandra explicou que a denúncia de violência contra a mulher ainda é tabu na sociedade, mas que ações informativas incentivam e ajudam a quebrar essas barreiras. Alessandra lembrou, ainda, que a denúncia é anônima e pode ser feita por ligação gratuita nos telefones

190 da Brigada Militar ou 197 da Polícia Civil, ou então através do WhatsApp da Polícia Civil (54) 98444 0606. A mulher que se encontra em situação de violência também pode buscar ajuda através desses meios.

Foto: Natalia Biazus/ Comunicação CMLV

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados
plugins premium WordPress