32ª Edição do FestiQueijo é lançada em Porto Alegre

Evento acontecerá de 30 de junho a 30 de julho, em Carlos Barbosa

Com o tema “O lado mais gostoso da nossa história”, o coquetel de lançamento da 32ª Edição do Festival Gastronômico do Queijo aconteceu na noite de ontem (24/5), no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre. Tradicionalmente conhecido como FestiQueijo, o evento acontece no município de Carlos Barbosa e terá sua abertura oficial no dia 29 de junho. O festival prossegue às sextas, sábados e domingos até 30 de julho, no Salão Paroquial da Igreja Matriz na cidade.

O Secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, que representou o Governo do Estado na solenidade de lançamento, em seu discurso, destacou a importância da cooperação público-privada para construir eventos como o FestiQueijo, que desenvolvem, por exemplo, os setores da produção leiteira e da vitivinicultura. “O Estado necessita de iniciativas como essa, que fomentam, estimulam e incentivam sob o ponto de vista econômico e social os produtores do Rio Grande do Sul”, afirmou.

O titular da SDR ressaltou, ainda, que o Estado vai estimular a compra dos produtos da agricultura familiar para posterior distribuição em suas redes, privilegiando o setor produtivo leiteiro. “O nosso objetivo é estabelecer um novo cronograma de compras destinado à merenda escolar, ao sistema prisional e aos programas de assistência social, observando principalmente a comercialização do leite na modalidade fluída, uma das medidas fundamentais para enfrentarmos a crise vivida nesse setor”, definiu o Secretário.

A atual edição do evento com a presença de 10 queijarias e 9 vinícolas e se notabiliza por apresentar uma grande variedade de queijos, vinhos e espumantes da Serra Gaúcha. O espaço foi ampliado, modernizado e passará de 1,6 mil lugares para 2 mil lugares. Serão 1,7 mil lugares disponíveis no salão e mais 300 nos camarotes. Outra novidade é o sistema de turnos, que dará opções de escolha ao visitante entre cinco turnos de horários por final de semana, com tarifas diferentes.

O evento ainda conta a Vila das Etnias, que apresenta as principais raças que compõe a ancestralidade de Carlos Barbosa por meio do resgate das tradições, cultura e arquitetura. São quatro casas individuais: Alemã, Italiana, Polonesa e Suíça. E uma 5ª casa que abriga conteúdos históricos, artísticos e culturais das etnias Francesa, Holandesa, Espanhola, Austríaca, Ucraniana, Luso-brasileira e de matriz Africana.

Durante o lançamento oficial, o presidente do Festival, Lari José Audibert, salientou a importância de resgatar a essência da boa gastronomia. “Nosso intuito é o de resgatar e destacar a rica tradição gastronômica da região, celebrando a história e as raízes culturais ligadas à produção de queijos”, apontou Audibert. Já o vice-presidente do Festival, Clovis Tramontina, destacou o esforço da comunidade na construção do FestiQueijo e fez o convite para a população de todo o Estado prestigiar o evento. “Fizemos um grande trabalho para reestruturação do ambiente, temos um espaço remodelado para receber todos os visitantes”, concluiu Tramontina.

No ano passado, o festival atraiu mais de 100 mil pessoas, estabelecendo um novo recorde de público. Foram 32 mil pagantes, que aproveitaram o cardápio do evento, e outros 70 mil que passaram pela Vila das Etnias, que teve entrada gratuita. A expectativa é que de 40 mil ingressos sejam vendidos esse ano.

Foto: Divulgação

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados