O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, esteve em Brasília na segunda-feira (31/3) para uma série de encontros com ministros e representantes do governo federal. A agenda tratou de temas estratégicos para o desenvolvimento do Estado, como pontes internacionais, ferrovias e apoio a agricultores e pescadores atingidos por eventos meteorológicos extremos. A secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, acompanhou o vice-governador nas reuniões.
Pontes internacionais e integração regional
Em audiências com o ministro dos Transportes, Renan Filho, e representantes do Itamaraty, Gabriel apresentou a proposta do governo estadual para o financiamento dos anteprojetos das pontes internacionais entre Alvear e Itaqui, Alba Posse e Porto Mauá, e El Soberbio e Tiradentes do Sul. O vice-governador entregou um ofício solicitando o apoio do governo federal para viabilizar os acordos bilaterais com a Argentina.
— “Por serem pontes que ligam dois países, a construção precisa ser realizada por meio de acordos bilaterais entre o governo federal e o governo argentino. Os anteprojetos fornecidos pelo governo do Estado são o primeiro passo e colaboram com um projeto de interesse estratégico para o desenvolvimento econômico do RS”, explicou Gabriel.
Recuperação e concessão de ferrovias
No Ministério dos Transportes, Gabriel também abordou a situação das ferrovias gaúchas, em especial o trecho turístico da concessão da malha operada pelo Trem dos Vales. Das 46 km entre Guaporé e Muçum, 23 km foram destruídos pelas enchentes de maio.
A Rumo Logística, atual concessionária, estima em R$ 300 milhões o custo de recuperação, mas declarou não ter interesse em explorar o trajeto turístico. Diante disso, o governo estadual propôs a separação do trecho, permitindo que outras entidades, como a associação de turismo da região, assumam sua gestão.
— “Essa medida fortalecerá o setor turístico e gerará empregos em uma região severamente impactada pelas enchentes”, destacou o vice-governador. Uma nova reunião com a concessionária será marcada nos próximos dias.
Apoio a agricultores e pescadores
Nos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e das Cidades, Gabriel Souza reforçou a urgência de medidas de apoio aos agricultores que enfrentaram estiagens e enchentes. Destacou a importância da postergação de parcelas de financiamentos, da securitização das dívidas e da implementação de políticas públicas estruturantes, como irrigação e manejo de solo.
— “Estamos em uma região vulnerável a eventos climáticos extremos. É fundamental pensar soluções de longo prazo para evitar que o problema retorne em breve às propriedades”, declarou.
No Ministério das Cidades, o vice-governador também tratou da duplicação da Estrada Caminho do Meio, importante ligação entre Alvorada, Viamão e Porto Alegre, que deve melhorar a mobilidade na Região Metropolitana.
Já no Ministério da Pesca, Gabriel abordou as restrições impostas aos pescadores artesanais pela portaria interministerial MPA/MMA 26/2025, que limita a pesca da tainha, especialmente na Lagoa dos Patos. O governo estadual busca alternativas para minimizar os impactos da medida sobre as comunidades pesqueiras do RS.
Foto: Rodrigo Ziebell