As vendas do varejo no Rio Grande do Sul registraram crescimento de 6,8% no acumulado dos últimos 12 meses, de acordo com o Boletim Setorial da Secretaria da Fazenda (Sefaz). O aumento equivale a R$ 15,86 bilhões em comercializações entre dezembro de 2023 e novembro de 2024, com destaque para o setor metalomecânico (+17,7%) e químico (+9,4%). Supermercados também avançaram 6,6%, somando mais de R$ 5 bilhões no período.
Por outro lado, novembro apresentou queda significativa, com recuo de 17,4% em relação ao mesmo mês de 2023 e 25% frente a outubro de 2024. Esse desempenho foi o mais baixo do ano, atrás apenas de maio, impactado pelas enchentes. A expectativa, porém, é de reaquecimento em dezembro devido às festas de fim de ano.
Atacado e indústria: oscilações e destaques
O atacado gaúcho, após seis meses de alta, apresentou queda de 37,2% nas vendas de novembro em comparação a outubro, mas acumula crescimento de 0,9% nos últimos 12 meses.
Na indústria, houve retração geral de 3% no acumulado, mas setores como biodiesel (+35% no último trimestre) e eletroeletrônicos (+7,6% no trimestre) mostraram resultados positivos, impulsionados por programas como o Devolve ICMS Linha Branca, voltado à recuperação de famílias afetadas pelas enchentes.
Apesar dos desafios pontuais, os números mostram resiliência do setor varejista e segmentos industriais específicos, com expectativa de recuperação no último mês do ano.
Foto: Divulgação