A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Laboratório de Manejo da Vida Silvestre (Lamvis), realiza nesta quarta-feira, 1º de outubro, a cerimônia de premiação do 2º Concurso Árvores Gigantes do Rio Grande do Sul. O evento ocorre no auditório do curso de Odontologia, prédio A7, Campus I, às 10h, quando será revelada a maior árvore de erva-mate do estado.
O concurso busca identificar e reconhecer os maiores exemplares arbóreos de erva-mate existentes no Rio Grande do Sul, valorizando a biodiversidade e a preservação ambiental. A iniciativa reúne os cinco polos ervateiros do estado – Machadinho, Erechim, Palmeira das Missões, Venâncio Aires e Alto Taquari – e conta com a participação de entidades como Ibramate, Sindimate, Secretaria Estadual da Agricultura, Projeto Charão/AMA, associações de produtores de erva-mate, Cotrijal, Coprel e ICMBio-Floresta Nacional de Passo Fundo.
O critério utilizado foi a circunferência das árvores, por ser de fácil medição para os produtores. As plantas selecionadas impressionam pelo tamanho e também pela longevidade e resistência, características que as tornam potenciais fornecedoras de sementes para produção de mudas de qualidade.
Mais do que premiar árvores, o concurso é um reconhecimento aos proprietários que preservam verdadeiros monumentos verdes em suas terras, reforçando o valor da erva-mate como espécie símbolo do Rio Grande do Sul.
A promoção é do Lamvis/UPF, com apoio da Emater.