UPF lidera ranking do Trote Solidário no interior do estado

Com o empenho dos acadêmicos de Medicina, Instituição arrecadou 2.477 kg de alimentos, 83 bolsas de sangue e 49 kg de tampinhas plásticas

Foi por meio do curso de Medicina que a Universidade de Passo Fundo (UPF) obteve destaque no Trote Solidário promovido pelo Núcleo Acadêmico Simers (NAS). A campanha, que contemplou a arrecadação de alimentos e tampinhas de plástico, além da doação de bolsas de sangue, garantiu para a Instituição, neste semestre, o 1º lugar no ranking de universidades do interior do Rio Grande do Sul que participam do Trote.

Mobilizados, os acadêmicos calouros e veteranos da Medicina da UPF e a comunidade em geral arrecadaram um total de 2.477 kg de alimentos (por uma atividade no mercado, pelas doações on-line para o banco de alimentos e pelas doações deixadas nos pontos de coleta da Escola de Medicina – Famed). Os estudantes ainda receberam a doação de 83 bolsas de sangue e 49 kg de tampinhas, que foram deixadas pelos alunos na Famed.

As doações de alimentos foram entregues ao Lions Clube de Passo Fundo, que fará a distribuição na cidade, conforme sua organização. Já a maioria das bolsas de sangue foram doadas no Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) ou no Hemopasso. As tampinhas foram entregues à Ong Amor.

Juntamente com as doações, os acadêmicos ainda realizaram uma atividade em que cada universidade deveria fazer um post criativo. Neste sentido, os alunos fizeram um álbum da Copa com os participantes do Trote.

Tradição no Trote Solidário
Esta não é a primeira vez que a UPF participa do Trote Solidário, estando geralmente entre as três primeiras colocações do ranking. No semestre 2022/1, por exemplo, a Universidade conquistou o 3º lugar. Segundo a acadêmica Gabriella Sityá Moojen da Silveira, que integra a comissão organizadora do Trote na UPF, todos estão felizes pelo resultado. “Ser a universidade do interior que mais conseguiu arrecadar e pontuar no Trote Solidário materializa todo o esforço e empenho, não só da comissão, mas de toda a nossa comunidade acadêmica em fazer o bem”, afirma.

Para a estudante, o Trote Solidário nada mais é do que uma forma de instigar, principalmente nos calouros, o sentimento mais puro e verdadeiro do “ser médico”: o prazer em cuidar do outro. “A conquista do 1° lugar do interior é a cereja do bolo de todas as ações que foram desenvolvidas durante esse mês de tanta dedicação”, complementa.

Além de Gabriella, fazem parte da comissão organizadora os acadêmicos Gabriel Marchioro, Natália Paludo Milesi, Júlia Marin Rampazzo e Eduarda Alberti Lopes da Silva. As representantes do NAS na UPF são as estudantes Nathália Veronese Mezzomo e Júlia Breitenbach Diniz.

O Trote Solidário é realizado desde 2008. Neste segundo semestre, o pódio dos vencedores foi ocupado pela UPF (1º lugar), Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC – 2º lugar) e Universidade Federal do Rio Grande (FURG – 3º lugar).

Fotos: Divulgação

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados
plugins premium WordPress