Por Marcos Roberto Nepomuceno
A Feira Regional do Livro e Cultura na Praça 2025, realizada em Lagoa Vermelha, teve na noite de sexta-feira, 17 de outubro, um dos discursos mais marcantes de sua programação: a manifestação do secretário estadual do Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, que emocionou o público ao refletir sobre o valor da literatura, da memória e da emoção humana.
Em sua fala, Santini exaltou o protagonismo dos escritores locais e o simbolismo do lançamento da coletânea “Letras da Nossa Terra”, organizada pela Associação de Poetas e Escritores de Lagoa Vermelha (APELV):
“Poetas e escritores foram convidados a deixar um pouquinho das suas memórias da nossa Lagoa Vermelha. E como é bom ter o registro da nossa história. Em tempos em que a inteligência artificial mascara discursos e escreve letras de música, nada substitui a emoção verdadeira que é colocada no papel pelas mãos humanas.”
O secretário também destacou o orgulho de ver a Praça Frei Mateus Dolzan tomada pelo público e reconheceu o esforço da administração municipal e das equipes envolvidas:
“Hoje, vemos milhares de pessoas participando da Feira, e isso mostra que estamos no caminho certo. Lagoa Vermelha está resgatando o valor da arte que representa o seu povo.”
Santini finalizou parabenizando o prefeito Eloir Morona, o secretário municipal de Educação, Cultura e Desporto, e todos os colaboradores do evento, reafirmando que a cultura é um dos pilares da identidade e da autoestima dos gaúchos.