Com o objetivo de potencializar ainda mais a agricultura em Lagoa Vermelha, valorizar os produtores rurais locais e promover melhorias no Município, primando pelo bem-estar da população, a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente realizou, em 2022, uma série de cursos, obras de infraestrutura, abastecimento hídrico, incentivos, além de desenvolver diferentes ações voltadas ao meio ambiente. Diante disso, o Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Dalvan Costa, fez uma avaliação das ações desenvolvidas pela pasta no último ano e apresentou alguns dos projetos que já foram estabelecidos para 2023.
De acordo com o Secretário as principais ações efetuadas pela Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente no Município, em 2022, podem ser listadas em doze eixos. São eles:
Meio Ambiente: Campanha Descarte Consciente com aproximadamente 30 toneladas de lixo eletrônico recolhidas e 150 litros de óleo de cozinha; realizados 38 processos de licenciamento, 24 certidões negativas ambientes, 49 declarações de isenção de licenciamento, 21 alvarás florestais e aprovação de 12 planos de recuperação de área degradada; Realização de semana de meio ambiente junto às escolas e realização de peça teatral “O Rio” na casa da cultura
Agricultura: Atendimento de 238 pedidos de serviços de produtores no interior com terraplanagem, cascalhamento, patrolamento, bebedouros e aterros; Troca de pontes de madeira por galerias na estrada dos Bonatto.
CERTREP: Foram realizados 8 cursos em parceria com Emater, Instituto Federal e Senar – Total de 138 alunos formados/produtores.
PEITEC RURAL: 8 produtores beneficiados em 2022 e 6 em 2021, por meio de ações como: a instalação de sistemas de energia solar; construção de mini silos secadores e de esterqueiras; perfuração de poços artesianos e implantação de biodigestores.
Programa de Agroindústria: em 2022, 2 novas agroindústrias de alimentos e 1 de artesanato.
Campanhas de Arborização: Plantio de 331 mudas para arborização da Avenida Presidente Vargas; Doação de 1000 mudas de árvores para 4 eventos.
Fortalecimento de Agricultura Familiar: Em parceria com Emater, Entidades e Cooperativas de Crédito, cerca de 200 produtores participaram de atividades como o Programa de Olho na Qualidade Rural, palestras e Dias de Campo.
Alevinos: 9500 mil alevinos em 2022.
Início Processo de Adesão ao SISBI: para poder vender produtos de origem animal de Lagoa Vermelha em todo país.
Amigo Bicho: 360 castrações cirúrgicas através do Município, 240 através do Governo do Estado – ambas em parceria com a APIA.
Aquisição de 4 Novas Máquinas: 2 motoniveladoras (patrolas) uma adquirida pelo Município, outra por convênio com o Estado; Aquisição de uma retroescavadeira; uma nova escavadeira hidráulica, por meio de convênio com o Estado.
Programa Água Mais Limpa: 11 famílias beneficiadas com a recuperação e preservação de fontes.
Para 2023 o Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente explicou que capacitações, projetos e atividades como os programas “Juntos Para Competir” e “De Olho na Qualidade” que visam o fortalecimento e a valorização dos produtores terão continuidade no Município. Também está programada a implantação de redes de água nas comunidades de Pessegueiro, Campinas, Navegantes e Rincão dos Farias, bem como novas perfurações de poços artesianos em outras localidades do interior.
Além disso, Dalvan Costa, também destacou que a Secretaria projeta para 2023 diferentes ações com o propósito de fortalecer e difundir Lagoa Vermelha como a Capital Nacional do Churrasco. “Nesse ano vamos trabalhar bastante no sentido de fortalecer a questão do Churrasco Lagoense. Já no próximo dia 25 de janeiro teremos a inauguração da agroindústria didática de carnes, que foi desenvolvida para realizar cortes de Lagoa Vermelha e cursos para essa finalidade”, comentou o Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente.
Foto: Kenya Cecconelo