Em 2022 a Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação desenvolveu diferentes projetos e ações com o objetivo de trazer melhorias na qualidade de vida dos munícipes. Com a chegada do final do ano o Secretário Municipal da Assistência Social e Habitação, Paulo Mantovani, fez uma avaliação das demandas e do trabalho realizado pela Secretaria ao longo de 2022.
Conforme o Secretário Paulo Mantovani, algumas das principais ações desenvolvidas pela pasta nesse ano foram: a implantação do programa Moradia Digna, com 32 residências reformadas e construídas em 2022; remodelação nas políticas habitacionais; ampliação da equipe técnica da Secretaria, aproximadamente mil cestas básicas disponibilizadas a comunidade lagoense; 23 auxílios funerais disponibilizados a comunidade de Lagoa Vermelha; Programa Proteger; melhorias realizadas no Lar Bem Viver e implementação do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), com mais de 160 famílias que passaram a ser atendidas.
Também já foi projetado o planejamento de algumas ações e projetos que serão realizadas na área da assistência social e habitação no Município em 2023. A inauguração do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) está programada para ocorrer no próximo dia 11 de janeiro. Com o CRAS em um novo e amplo será implantado em Lagoa Vermelha o serviço de convivência e proteção integral as famílias. Para o próximo ano também está prevista a implementação dos programas Bolsa Trabalho e Bolsa Empreendedor Social. Além disso, de acordo com o Secretário Municipal da Assistência Social e Habitação em 2023 programas voltados a habitação também serão ampliados.
“Para 2023 o nosso maior desafio é o rompimento de ciclos na política da assistência social. Nós precisamos encerrar ciclos, seja ele de vulnerabilidade social, seja ele de violência, seja ele de abandono, enfim romper ciclos com a implantação de uma política de assistência social eficaz e planejada”, comentou o secretário.
Foto: Kenya Cecconelo/ Prefeitura Lagoa Vermelha