Na quarta-feira, 27 de agosto, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Lagoa Vermelha realizou o III Encontro da Região 18, reunindo profissionais de saúde de 19 municípios que têm o serviço como referência no acompanhamento e tratamento de pessoas vivendo com HIV.
O evento teve como objetivo principal qualificar fluxos de trabalho, rotinas de atendimento, práticas diagnósticas e estratégias de prevenção, com destaque para as orientações sobre PrEP (profilaxia pré-exposição) e PEP (profilaxia pós-exposição). A programação contou ainda com treinamento teórico e prático em testagens rápidas, consolidando o conhecimento adquirido pela equipe do SAE em capacitação realizada pelo Ministério da Saúde, em março, em Porto Alegre.
A condução das atividades esteve a cargo da equipe do SAE de Lagoa Vermelha, formada pelo médico Antônio Valdecir Luz Fávaro, a farmacêutica Daniele Leão de Freitas, a enfermeira Gabriela Pomatti, a técnica de enfermagem Andreza Bossardi e a atendente de farmácia Karen Busato.
Participaram representantes dos municípios de São João da Urtiga, Barracão, Ibiaçá, Vila Lângaro, Machadinho, Paim Filho, Sananduva, Cacique Doble, Caseiros, Ibiraiaras, Tupanci do Sul, Água Santa, Maximiliano de Almeida, Santa Cecília do Sul, Capão Bonito do Sul, André da Rocha e Tapejara.
A iniciativa reforça o compromisso do SAE em qualificar continuamente a rede de atenção à saúde, ampliando as estratégias de prevenção e diagnóstico precoce, além de fortalecer o cuidado e o acolhimento às comunidades da região.