RS aposta em tecnologia de nowcasting e amplia rede de monitoramento para enfrentar eventos climáticos extremos

A Secretaria da Reconstrução Gaúcha (Serg) e a Defesa Civil estadual participaram, na tarde desta quarta-feira (9/4), do painel “Monitoramento, alerta e resiliência: sistema avançado de previsão meteorológica de nowcasting para o Rio Grande do Sul”, realizado no South Summit Brazil 2025, em Porto Alegre. A pauta ganha força no contexto da reconstrução do Estado após as graves enchentes de 2024, revelando a necessidade de soluções tecnológicas mais eficientes para a prevenção de desastres naturais.

Durante o painel, foram apresentadas ações estratégicas do governo estadual voltadas à modernização do sistema de monitoramento meteorológico, incluindo:

Levantamentos topográficos e batimétricos;

Contratação de modelagem hidrodinâmica;

Novas estações de monitoramento;

E ampliação da rede de radares meteorológicos.

A principal novidade é a implantação de 130 estações de missão crítica, sendo 113 hidrológicas e 17 hidrometeorológicas, em pontos-chave do RS. Essa rede integra a estratégia de nowcasting, um modelo de previsão em curtíssimo prazo que possibilita antecipar riscos iminentes, aumentando a eficácia dos alertas e aprimorando a resposta a emergências.

O secretário da Serg, Pedro Capeluppi, destacou a importância da integração entre os sistemas:

“Em conjunto, teremos uma capacidade muito maior de prever os eventos climáticos e reagir adequadamente aos seus efeitos. E esses projetos se encontram em andamento.”

Já o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, anunciou a contratação de três novos radares meteorológicos, que serão instalados nas regiões Oeste, Serra e Sul do Estado.

“Com esses equipamentos, teremos cobertura integral do território gaúcho, ampliando a capacidade de vigilância e resposta”, afirmou.

O painel reforça o papel do South Summit Brazil como ambiente de reflexão e apresentação de soluções práticas para os desafios contemporâneos. A programação completa do RS Innovation Stage pode ser acompanhada ao vivo pelo canal oficial do governo no YouTube.

Foto: Calvin Neruam

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados
plugins premium WordPress