Rota FIERGS em Passo Fundo define cinco prioridades para fortalecer indústria no Norte do RS

O estudo de alternativas jurídicas e a articulação junto aos governos estadual e municipais para ampliar as compras públicas de indústrias gaúchas, como uniformes escolares, foi eleito como prioridade número um pelas indústrias da Região Norte durante mais uma edição do Rota FIERGS. O programa de interiorização da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) ocorreu nesta quinta-feira (14), em Passo Fundo, reunindo industriais, líderes sindicais, autoridades e representantes da Federação para debater as principais demandas do setor.

Além dessa pauta, outras quatro prioridades foram definidas: incentivo à educação técnica, promoção da digitalização nas indústrias, apoio ao porto de Arroio do Sal e implantação de uma escola de formação para profissionais da construção civil em Passo Fundo.

O presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, destacou a importância da região para a economia gaúcha:

“A Região Norte é um exemplo do potencial que precisamos valorizar. Com grande diversidade produtiva, esta região demonstra como a união de variados setores estimula a economia.”

Conforme dados do Observatório da Indústria, a Região Norte – composta por 88 municípios como Passo Fundo, Erechim, Marau e Carazinho – abriga mais de 4,8 mil fábricas, responsáveis por mais de 68 mil empregos formais.


CINCO DEMANDAS PRIORITÁRIAS
As propostas foram definidas após dinâmica em grupo com mais de 100 participantes. As cinco principais demandas eleitas foram:

  1. Estudo de alternativas jurídicas e articulação junto aos governos para potencializar compras públicas de indústrias gaúchas.

  2. Projetos para atrair jovens à formação técnica e formal.

  3. Incentivo à automação e digitalização com crédito facilitado para micro e pequenas empresas.

  4. Apoio à implantação do porto de Arroio do Sal.

  5. Criação de escola de formação para a construção civil em Passo Fundo.

A estrutura técnica da FIERGS atuará para transformar essas pautas em ações concretas, estimulando o desenvolvimento e a competitividade da indústria regional.


POTENCIAL E ESTRATÉGIAS
O vice-presidente regional da FIERGS na Região Norte, Jairo Zandoná, ressaltou que a aproximação com diversos segmentos industriais é fundamental para qualificar mão de obra e acelerar o crescimento:

“É hora de fortalecer o Norte, essa região é o motor do nosso Rio Grande.”

O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, também destacou a importância da educação como base do desenvolvimento econômico, lembrando o programa Escola das Profissões, que já formou mais de 4 mil jovens no município.

Durante o evento, a diretora executiva de Relações Institucionais do Sistema FIERGS, Ana Paula Werlang, destacou o protagonismo técnico da entidade, e a diretora-geral do Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, Susana Kakuta, apresentou investimentos de R$ 3,3 milhões em atualização tecnológica das unidades Senai da região.

O próximo encontro do Rota FIERGS será no Sul do Estado, no final de setembro.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados
plugins premium WordPress