Reportagem | Foto: Marcos Roberto Nepomuceno
O secretário estadual do Turismo, Ronaldo Santini, participou neste sábado, 20 de setembro, do Desfile Cívico-Tradicionalista da Semana Farroupilha 2025, em Lagoa Vermelha. Montado a cavalo, Santini fez uma manifestação emocionada, destacando as conquistas do município e a importância do tradicionalismo gaúcho para o Estado.
Em sua fala, o secretário relembrou títulos que projetam Lagoa Vermelha nacionalmente, como o reconhecimento de Capital Nacional do Churrasco, por lei de autoria da então senadora Ana Amélia Lemos, da qual foi relator, e a Capital Nacional da Dança da Chula, projeto de sua própria autoria.
“Estamos vivendo um novo tempo para o nosso tradicionalismo gaúcho. Não temos mais motivo para esconder nossa cultura. Hoje, prendas e peões representam o Rio Grande em diferentes cantos do Estado, transmitindo esperança, poesia, música e a identidade do nosso povo”, destacou Santini.
O secretário também ressaltou o orgulho em representar Lagoa Vermelha no Parlamento gaúcho e em todas as oportunidades possíveis:
“Nossa cidade é polo moveleiro, referência na produção agropecuária e, acima de tudo, produtora de pessoas que honram sua terra. É um privilégio levar o nome de Lagoa Vermelha e exaltar suas qualidades por onde ando.”
Santini concluiu sua manifestação lembrando o papel das entidades tradicionalistas locais, como o Piquete 35 e o CTG Alexandre Pato, que mantêm vivas as tradições e são responsáveis por transmitir às novas gerações a chama da cultura rio-grandense.