Rio Grande do Sul e Países Baixos unem forças para combater enchentes na região metropolitana

Na manhã de terça-feira, 20 de agosto, o governador Eduardo Leite e o embaixador do Reino dos Países Baixos, André Driessen, deram início à Conferência de Cocriação e Compartilhamento de Conhecimento Brasil – Países Baixos. O evento, realizado no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem como principal objetivo discutir e aprimorar as soluções para o enfrentamento das enchentes na Região Metropolitana de Porto Alegre.

A conferência, que se estenderá até quinta-feira, 22 de agosto, reúne especialistas dos Países Baixos que compartilham seu vasto conhecimento em prevenção e mitigação de desastres naturais. Um dos programas mais destacados é o “room for the river” – “espaço para o rio” em tradução livre –, uma iniciativa que visa reduzir o risco de inundações através de técnicas avançadas de controle da água.

O governador Eduardo Leite destacou a importância da parceria com os Países Baixos para o desenvolvimento de um sistema robusto de proteção contra enchentes. “Essa cooperação é fundamental para que possamos entregar, nos próximos anos, um sistema de proteção e resiliência eficaz. Desde junho, estamos trabalhando em estreita colaboração com os técnicos holandeses para ajustar e desenvolver novos projetos de proteção,” afirmou Leite. “Tenho convicção de que o que estamos fazendo vai tornar o Rio Grande do Sul um grande exemplo de resiliência e de adaptação climática.”

Durante o evento, serão discutidos temas como monitoramento e sistemas de alerta, governança e financiamento, com o objetivo de elaborar um conjunto de recomendações e soluções práticas para fortalecer o sistema de proteção contra enchentes no estado.

Marjorie Kauffmann, titular da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), ressaltou a relevância da experiência neerlandesa na criação de políticas públicas de controle da água. “Com a experiência dos neerlandeses – que desenvolveram novas políticas após as inundações da década de 1990 –, pretendemos alcançar novos patamares na reconstrução do Estado,” disse Kauffmann.

A conferência faz parte do Plano Rio Grande, o programa de reconstrução e resiliência climática do governo do Estado. O plano é estruturado em três eixos principais: Emergencial, Reconstrução, e Rio Grande do Sul do Futuro, e inclui o projeto de sistema de contenção de cheias do Delta Metropolitano.

O evento conta com a participação de 182 representações do Poder Público, da sociedade civil e das pessoas atingidas pelas enchentes, além de um Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática, que atua como órgão consultivo.

Além do governador e do embaixador, a abertura contou com a presença de diversas autoridades, incluindo os secretários Pedro Capeluppi, Simone Stülp, e Gustavo Paim, além de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da UFRGS. Especialistas e entidades foram convidados para contribuir com as discussões e colaborar na formulação de soluções para o enfrentamento das enchentes no estado.

Foto: Jürgen Mayrhofer

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados
plugins premium WordPress