Em videoconferência com a participação do governador Eduardo Leite, na manhã na sexta-feira (27/8), a Kempinski Hotels, mais antigo grupo de hotéis de luxo da Europa, anunciou oficialmente que assumirá, em parceria com a LDP Canela S.A., o Laje de Pedra, em Canela, na serra gaúcha.
Com sede em Genebra, na Suíça, a rede hoteleira que opera 79 hotéis cinco estrelas em 34 países escolheu o Rio Grande do Sul para fazer sua estreia na América do Sul.
“É uma alegria muito grande poder participar deste momento e celebrar este investimento aqui no RS. Escolher um Estado que tem a sexta maior população do país, mas a quarta economia, é sinônimo de confiança no futuro do Estado. E o nosso governo trabalha para que tenham o conforto e a segurança para promover este investimento, e dará todo o apoio e suporte necessários para que tenham o devido sucesso, além de impulsionar outros investimentos na região da Serra e no Estado”, destacou o governador.
O tradicional hotel de Canela, após 42 anos de funcionamento, foi fechado no início da pandemia, em maio de 2020. Em janeiro deste ano, o empreendimento havia sido vendido pelo Grupo Habitasul por R$ 52 milhões.
Durante o anúncio nesta sexta (27), os novos proprietários anunciaram que pretendem investir R$ 540 milhões para expansão e revitalização do Laje de Pedra, elevando o hotel ao padrão internacional de seis estrelas, e devem gerar pelo menos 500 empregos diretos. Segundo o CEO interino e presidente do conselho de administração da Kempinski Hotels, Bernold Schroeder, a expectativa é reabrir as portas no segundo semestre de 2024.
“O objetivo é trazer esse ícone arquitetônico de volta à vida com o compromisso com a qualidade de primeira classe combinada com a elegância atemporal e posicioná-lo como um destino do mais alto nível. Esta é uma excelente oportunidade para ingressarmos no mercado sul-americano com um projeto excepcional”, disse Schroeder.
Após as obras, o Kempinski Laje da Pedra deverá passar de 234 para 366 apartamentos, com metragens entre 46 metros quadrados (m²) e 108m². O empreendimento terá ainda quatro restaurantes, cinco bares (incluindo rooftop bar com vista para o Vale do Quilombo), espaço kids, spa, piscina de raia coberta, piscina de borda infinita, centro de convenções com foco em atividades sociais e culturais, além de teatro ou cinema para até 350 pessoas.
“Estamos muito honrados de observar investimento dessa magnitude, feito por uma rede com a representatividade e tradição que da Kempinski tem no mundo, num dos nossos maiores ícones da hotelaria gaúcha e nesta que é uma das regiões mais visitadas do Brasil e que é um orgulho para o Estado, que é a serra gaúcha. Nos alegra saber que o investimento vai gerar emprego e renda e que colocará a cidade de Canela e a região em um status ainda mais elevado para o turismo de negócios e de lazer. Sejam muito bem-vindos e contem com o governo do RS”, concluiu o governador.