A raça Devon volta a marcar presença com animais em exposição e julgamentos, na 44a Expointer, após participação especial na edição digital do ano passado. Seis exemplares, todos de argola, estão inscritos para a feira de 2021. Os julgamentos ocorrem no dia 8 de setembro e os jurados serão médicos veterinários, do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que compõem o corpo técnico da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB).
A presidente da entidade, Simone Bianchini, acredita que muitos criadores ainda não se sentem seguros, para estarem presentes em eventos, devido à pandemia. “A associação respeita a decisão de cada um, assim como apoia quem optou por participar. O criador é um jovem entusiasta da raça e já vinha preparando os animais. Nós estaremos em Esteio e faremos acontecer a Expointer, cumprindo todos os protocolos de saúde dentro do Parque Assis Brasil”, garante a dirigente. Os exemplares inscritos são da Cabanha Boeck, de Encruzilhada do Sul (RS). O mesmo criatório representou a raça, em 2020, com o desfile de um casal de Devon na abertura oficial.
O estande da raça, localizado no pavilhão de gado de corte, estará aberto aos associados e visitantes durante toda a feira, de 4 a 12 de setembro, respeitando as orientações de saúde e sem aglomerações. Ao contrário de edições passadas, a premiação dos animais ocorrerá na pista, ao final do julgamento. A maior parte da programação tradicionalmente promovida pela ABCDB na Expointer, como Vitrine da Carne, palestras, festa de premiação e leilão Top Devon, está suspensa este ano. O restaurante estará a cargo da Parrilla Tierra del Fuego, de Porto Alegre, que deve repetir o sucesso de 2019, com cortes Devon em opções à la carte. A área será maior do que a anterior, com o devido distanciamento entre as mesas.
Foto: Gustavo Rafael