Raça Devon é destaque na 15ª ExpoAgro André da Rocha

A programação da raça Devon contribuiu de forma decisiva para o sucesso da 15ª ExpoAgro André da Rocha, encerrada no domingo, 28 de setembro, no município de André da Rocha (RS). Os Campos de Cima da Serra consolidam-se como um importante polo produtor da raça, introduzida na região em 1912, e hoje reconhecida nacionalmente pela excelência genética de seus criatórios.

O julgamento oficial ocorreu no sábado, 27, sob avaliação da jurada Luiza Ramos Ribeiro, que destacou a qualidade dos exemplares apresentados.

O grande campeão da mostra foi São Valentin Pitágoras, touro do box 9, tatuagem 2085, da São Valentin Agropecuária, de Lagoa Vermelha (RS). O exemplar de dois anos já havia sido premiado como reservado de grande campeão na Expointer 2025, em Esteio (RS), consolidando sua trajetória de destaque. “Estamos realmente muito felizes, foi a confirmação do trabalho feito com muito amor e dedicação”, comemorou Rodrigo Cherubini, diretor técnico da São Valentin.

O título de reservado de grande campeão ficou com Sombrinha 2519 2977, box 10, tatuagem 2977, da criadora e expositora Suely Barreto Hoffmann, da Cabanha Santa Lúcia, de André da Rocha.

Fêmeas em evidência

A Cabanha Santa Lúcia também se destacou nas fêmeas, conquistando dois importantes títulos. O de grande campeã coube à Estrela Gaudéria de Santa Lúcia 666, box 23, tatuagem 666, de Gilson Barreto Hoffmann e Ana Paula Paludo Barreto Hoffmann. Já o título de reservada de grande campeã foi para Sombrinha 2519 3054 de Santa Lúcia, box 22, tatuagem 3054, de Soely Barreto Hoffmann.

“No ano em que a Santa Lúcia completa 90 anos de criação da Raça Devon, chegamos na final das fêmeas com cinco animais, e ainda fazendo uma dobradinha, ficamos muito felizes”, ressaltou Gilson Barreto Hoffmann, diretor técnico da cabanha.

Concurso de Carcaças

A programação incluiu ainda o Concurso de Carcaças de vacas Devon, vencido pelo animal tatuagem 2686, da Cabanha Santa Lúcia, de Soely Barreto Hoffmann. A fêmea obteve 67,8 de média final, considerando peso vivo e rendimento de carcaça. O anúncio do resultado foi feito durante a entrega de prêmios, no sábado à noite.

Após a premiação, cortes assados do exemplar foram degustados pelo público, que elogiou a maciez e o sabor da carne. A iniciativa, organizada pelo Núcleo de Criadores de Devon dos Campos de Cima da Serra (NucriDevon), reviveu uma antiga tradição da região.

Reconhecimento da ABCDB

A vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB), Simone Bianchini, prestigiou o evento, que conta com a presença da raça desde sua primeira edição, em 1992. “André da Rocha é um pequeno grande pago, onde a amizade e o carinho se somam à dedicação de grandes criadores da raça Devon”, afirmou.

Foto: Rodrigo Cherubini

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados