Segundo uma pesquisa do Instituto Locomotiva (2024), 8 em cada 10 brasileiros já acreditaram em uma notícia falsa. O dado preocupa, principalmente porque, de acordo com a OCDE, o Brasil é o país onde mais se acredita em conteúdos falsos.
Para enfrentar esse cenário, a Universidade de Passo Fundo (UPF) desenvolve o projeto de extensão “Desinformação e Leitura Crítica da Mídia: Narrativas Audiovisuais para Reflexão e Prática”, ligado ao curso de Jornalismo e coordenado pelas professoras Maria Joana Chaise e Nadja Hartmann.
A proposta integra o Programa de Extensão – Territórios da Cultura, Arte e Comunicação e tem como foco educar jovens sobre o consumo consciente de mídia e desenvolver uma cultura de checagem de informações. As ações acontecem em escolas de Passo Fundo e região, com a participação de acadêmicos bolsistas.
Durante as atividades, os alunos aprendem a compreender, analisar, produzir e se engajar com conteúdos midiáticos de forma crítica e criativa, tornando-se cidadãos mais conscientes e ativos no combate à desinformação.
A iniciativa dialoga com as políticas públicas de educação para a mídia, como a Estratégia Brasileira de Educação Midiática (SECOM, 2023), e defende o direito de acesso à informação e à produção de conteúdo de qualidade por crianças e adolescentes.
📲 Mais informações:
Instagram: @leituracritica.upf
E-mail: mariajoana@upf.br
Texto: Hana Backes