Projeto da UPF combate fake news e ensina leitura crítica da mídia nas escolas

Segundo uma pesquisa do Instituto Locomotiva (2024), 8 em cada 10 brasileiros já acreditaram em uma notícia falsa. O dado preocupa, principalmente porque, de acordo com a OCDE, o Brasil é o país onde mais se acredita em conteúdos falsos.

Para enfrentar esse cenário, a Universidade de Passo Fundo (UPF) desenvolve o projeto de extensão “Desinformação e Leitura Crítica da Mídia: Narrativas Audiovisuais para Reflexão e Prática”, ligado ao curso de Jornalismo e coordenado pelas professoras Maria Joana Chaise e Nadja Hartmann.

A proposta integra o Programa de Extensão – Territórios da Cultura, Arte e Comunicação e tem como foco educar jovens sobre o consumo consciente de mídia e desenvolver uma cultura de checagem de informações. As ações acontecem em escolas de Passo Fundo e região, com a participação de acadêmicos bolsistas.

Durante as atividades, os alunos aprendem a compreender, analisar, produzir e se engajar com conteúdos midiáticos de forma crítica e criativa, tornando-se cidadãos mais conscientes e ativos no combate à desinformação.

A iniciativa dialoga com as políticas públicas de educação para a mídia, como a Estratégia Brasileira de Educação Midiática (SECOM, 2023), e defende o direito de acesso à informação e à produção de conteúdo de qualidade por crianças e adolescentes.

📲 Mais informações:
Instagram: @leituracritica.upf
E-mail: mariajoana@upf.br

Texto: Hana Backes

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