Postão inicia programa de apoio para dependentes de tabaco

Teve início nesta semana, na Unidade Básica de Saúde do Centro (Postão), um importante programa voltado ao combate ao tabagismo. Os encontros são conduzidos por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da área da saúde: as farmacêuticas Jane Becker Bertoldi e Daniela Guimarães de Mello, a psicóloga Daiane Tochetto Machado, a assistente social Denise Ferreira de Oliveira, a enfermeira Pamela Nunes do Amaral e o médico Renan Luis E. Generali.

O objetivo do programa é oferecer acompanhamento e suporte durante um ano, com o intuito de ajudar os participantes a abandonar o vício do cigarro e melhorar sua qualidade de vida. A primeira etapa, realizada nas últimas terças-feiras, foi dedicada à triagem dos participantes por meio de entrevistas de anamnese clínica, fundamentais para o planejamento de cada tratamento individualizado.

Os encontros de grupo, que tiveram início no dia 15 de outubro, acontecem às 18h30, e serão realizados em sessões semanais consecutivas por quatro semanas. Após esse período inicial, os encontros passarão a ocorrer quinzenalmente, e depois mensalmente, até o fechamento de um ciclo completo de um ano.

O programa não apenas aborda os aspectos físicos do vício, mas também foca nos comportamentos, pensamentos e sentimentos dos participantes. O objetivo é incentivar e apoiar as mudanças necessárias para que cada indivíduo possa alcançar o sucesso na luta contra o tabagismo. Além do apoio psicológico e comportamental, o grupo contará com a distribuição de adesivos e gomas de nicotina, além de medicação para suporte, conforme avaliação médica.

“Estamos aqui para apoiar cada fumante nessa jornada de transformação. O acompanhamento regular é fundamental para o sucesso do tratamento, por isso, incentivamos que os participantes compareçam a todas as sessões, pois é nesses momentos que fornecemos os insumos necessários para o tratamento”, destacou a equipe de saúde.

Se você ou alguém que você conhece deseja parar de fumar, procure a Unidade Básica de Saúde do Centro e informe-se sobre a possibilidade de participar do grupo. Com o apoio adequado e determinação, é possível vencer o tabagismo e garantir mais saúde e qualidade de vida.

Importante: O comparecimento regular aos encontros é essencial para o recebimento de adesivos, gomas de nicotina e medicação de suporte.

 Foto: Pedro Ramos 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados
plugins premium WordPress