Poder Legislativo de Lagoa Vermelha destaca participação de chuleadores

Na concorrida sessão solene do Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, sob o comando do vereador Gabriel Vieira, PP, em homenagem a Semana Farroupilha, na quarta-feira, 13, várias menções honrosas foram entregues.

Não há como pensar em nossas tradições, sem lembrar do sapateio da chula. É uma dança típica dos gaúchos, que representa expressamente nossa cultura e as nossas raízes.

Chula é tradição, é a cultura que passa de geração em geração. Em Lagoa Vermelha, vários homens começaram a se envolver com a dança da chula de uma forma brilhante, destacando-se como sapateadores na região e em seguida no Estado, com passos marcados e atrevidos. Cita-se como precursores os sapateadores Sr. Adeodato dos Reis, Alceu Teles, Joaquim Domingues e Claudio Santos.

A partir destes, o desenvolvimento e execução toma uma grande proporção e assim, vários chuleadores de Lagoa Vermelha torna-se conhecidos. Por tudo isso, no ano de 2022, Lagoa Vermelha foi reconhecida pela Assembleia Legislativa do estado como Capital Gaúcha da Chula.

Pensando nisso, a Câmara homenageou os chuleadores que fizeram história e levaram o nome de Lagoa Vermelha por todo o Brasil.

São eles: Luis Filipe Zonta, Leandro Lottici, Douglas Pavan, Rafael Viali, Thiago Cordeiro, Jackson Gomes, Sérgio Domingues, Rogério Muller, Luiz Otávio Vieira, Juliano Viali, Orildo Viali Junior, Jean Carlos Cirino, Carlos Arthur da Luz, Willian Garcez, Erik Fialho, Bruno Schenatto,  Romalin Pereira Branco (in memorian).

Fotos: Marcos Roberto Nepomuceno

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados