O Museu Arqueológico do Rio Grande do Sul (Marsul), vinculado à Secretaria da Cultura (Sedac), está disponibilizando pela primeira vez uma de suas coleções para acesso on-line. O lançamento faz parte do programa Acervos da Cultura.
Intitulada “Cachimbos dos Povos Guarani”, a coleção apresenta cerca de 70 cachimbos indígenas, etnográficos e arqueológicos, salvaguardados no acervo da instituição. Conhecidas como petynguá, as peças são confeccionadas em barro e madeira pelo povo Guarani, desempenhando um papel significativo em sua cultura.
A coleção pode ser acessada por meio do site do Marsul, clicando no banner “Acervo Digital”. A iniciativa tem o objetivo de aproximar a população do acervo do museu e fomentar a pesquisa, facilitando o acesso às peças que o compõem. O diretor do Marsul, Cleiton Silveira, destacou a importância da iniciativa. “É muito satisfatório poder compartilhar com o público uma amostra de um acervo tão grandioso. O trabalho de preparar a coleção para disponibilização on-line teve início em fevereiro, como parte do planejamento da Sedac para o programa Acervos da Cultura. Nossa expectativa é continuar publicando outras coleções de forma contínua e despertar cada vez mais o interesse de todos pela arqueologia”, disse.
O Acervos da Cultura é um programa estratégico da Sedac, criado com o objetivo de ampliar e aprimorar o acesso à informação e a preservação de bens culturais. Localizado no município de Taquara, o Marsul está aberto a pesquisadores de segunda a sexta-feira, mediante agendamento pelo e-mail marsul@sedac.rs.gov.br.
Foto: Divulgação