No sábado, 24 de agosto, a pista central do Parque de Exposições Assis Brasil, na Expointer 2024, foi transformada em um palco de emoções e homenagens ao povo gaúcho. A noite foi marcada pela apresentação da Ópera Gaúcha, que, em sua nova edição, exaltou a resiliência, a força e a superação do Rio Grande do Sul diante de sua história e das adversidades recentes.
Em um cenário que já foi palco de uma grande inundação, causada por uma catástrofe climática em maio, o parque revitalizado recebeu pessoas de todas as idades que enfrentaram o frio para prestigiar o espetáculo. O governador Eduardo Leite, acompanhado de seu marido Thalis Bolzan, esteve presente e assistiu ao show ao lado de secretários de Estado, autoridades e convidados.
O espetáculo, intitulado A Força do Nosso Povo, mesclou música, dança e declamação, trazendo à tona as muitas expressões culturais do estado. Com um elenco de mais de 200 profissionais, incluindo 120 bailarinos, 15 cantores e uma equipe técnica composta por 30 profissionais de som e luz, a apresentação foi um tributo à cultura gaúcha.
Em sua fala, o governador destacou a emoção e a qualidade do espetáculo: “O espetáculo foi muito emocionante. Apresentou lindamente as muitas expressões culturais do nosso Rio Grande, mostrando as dificuldades que o gaúcho enfrentou e enfrenta, e que fazem nosso povo mais forte”, disse Leite.
A Ópera Gaúcha reuniu artistas renomados, como Joca Martins, Luísa Barbosa, Analise Severo, e Pirisca Grecco, entre outros. A cantora gaúcha Luísa Sonza foi a grande novidade desta edição, abrindo o espetáculo com a canção “Céu, sol, sul, terra e cor”, que encantou o público.
Criada em 2017 para comemorar a 40ª edição da Expointer, a Ópera Gaúcha já se tornou uma tradição, sendo realizada em três edições antes da pandemia. O espetáculo já conquistou o troféu Melhores do Ano, da RBS TV, como Melhor Espetáculo/Show, e continua a emocionar e orgulhar os gaúchos em cada nova apresentação.
Foto: Foto: Maurício Tonetto