ONU declara 2025 como Ano Internacional das Cooperativas e Sicredi Ibiraiaras celebra com ações junto aos jovens

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, reconhecendo o cooperativismo como um modelo essencial para o desenvolvimento econômico, social e ambiental. A iniciativa global reforça a importância das cooperativas na construção de uma sociedade mais justa, sustentável e inclusiva, sob o slogan “Cooperativas constroem um mundo melhor”.

Nesse contexto, a Sicredi Ibiraiaras RS/MG tem se destacado com uma série de eventos realizados em escolas de 18 municípios gaúchos onde atua o Programa A União Faz a Vida (PUFV), que em 2025 completa 30 anos. Os encontros reuniram mais de 4 mil estudantes entre os dias 14 de maio e 17 de junho, levando aos jovens os princípios do cooperativismo e da cidadania desde cedo.

EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA

Com a condução do professor José Motta Filho, os 18 workshops realizados incentivaram reflexões práticas e inspiradoras sobre o papel do cooperativismo na vida dos jovens. As ações contaram com a parceria do Sescoop/RS e das Prefeituras Municipais, através das Secretarias de Educação.

Participaram alunos dos municípios de Ibiraiaras, São Jorge, Guabiju, Caseiros, André da Rocha, Lagoa Vermelha, Ipê, Antônio Prado, Campestre da Serra, Capão Bonito do Sul, Muliterno, Paraí, Nova Bassano, Nova Prata, Protásio Alves, Nova Araçá, David Canabarro e Ciríaco.

CONHECIMENTO COMO PROJETO DE VIDA

Segundo Maria Salete Forni Marofiski, coordenadora da área de desenvolvimento do cooperativismo da Sicredi Ibiraiaras RS/MG, os encontros proporcionaram aos jovens uma vivência prática de escuta, atitude e construção coletiva. “Este trabalho tem por finalidade oportunizar para os estudantes momentos de reflexões sobre seu papel no mundo e como o conhecimento pode abrir oportunidades para uma vida adulta mais sustentável e colaborativa”, ressaltou.

PRESENÇA E VALORIZAÇÃO

Os encontros também foram prestigiados pelo presidente Sadi Bento Rigotti e pelo vice-presidente Simão Andreazza, que dialogaram com os jovens sobre a importância do engajamento social e do cooperativismo como ferramenta de transformação e prosperidade para toda a comunidade.

Com iniciativas como essa, a Sicredi Ibiraiaras RS/MG reafirma seu compromisso com o desenvolvimento local e a formação de novas gerações mais conscientes, cooperativas e protagonistas de um futuro melhor.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados
plugins premium WordPress