O “Bruxo dos Potros” emociona o público na Expointer com demonstração de conexão e respeito aos cavalos

Doma racional, carinho e protagonismo feminino marcaram a programação desta segunda-feira (01/09), na Pista dos Pôneis

Na tarde desta segunda-feira (01/09), a Pista dos Pôneis da Expointer recebeu uma apresentação única de Ronival Ferreira, mais conhecido como Bruxo dos Potros. Natural do Paraná, o domador se considera um nômade e vive entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, levando sua arte da doma racional e promovendo espetáculos que encantam públicos de todas as idades.

“Eu faço doma com cavalo xucro, onde tento aproveitar o que o cavalo tem de melhor. Eu tenho que me entregar primeiro pra ele se entregar pra mim”, explicou Ronival.

Com dois cavalos da raça Percheron — incluindo o impressionante Aventador della Perche, bicampeão da Expointer como animal mais pesado, com 1.070 kg —, o domador destacou que a apresentação não teve foco técnico, mas emocional:

“Hoje não foi uma apresentação sobre doma, mas sim uma demonstração. E o cavalo vai mais além do que o dinheiro, o negócio… é a amizade e a paixão pelo bicho”.

Durante o espetáculo, ele rezou com os animais, passou por baixo de seus corpos, acariciou os pelos, os abraçou e até ofereceu-lhes chimarrão — tudo em total harmonia, mostrando a confiança mútua entre homem e cavalo.

Entre os que assistiam emocionados, o casal Diego dos Santos e Isabele Bernardo, de Novo Hamburgo, destacou a experiência:

“Bem bonito, né? Algo bem diferente”, disse Diego.
“Muito legal. Nunca tinha visto!”, completou Isabele.


A força feminina na doma de cavalos árabes

Além da apresentação do Bruxo dos Potros, outro ponto de destaque na programação foi o protagonismo das mulheres na doma de cavalos da raça árabe.

A médica veterinária Fabiana Feoli, responsável pelo centro de treinamento MF Horse, de Viamão (RS), ressaltou que a doma começa ainda no nascimento do potro:

“O essencial é o contato entre o ser humano e o potro desde cedo. A gente começa com um buçalzinho aos seis meses e só coloca a sela por volta dos três anos. Com quatro anos, quando a musculatura está totalmente desenvolvida, ele está pronto.”

Fabiana é mãe da jovem Vittoria Feoli Rochol, de 23 anos, que também compete com seu cavalo VH Tmurucho na prova de maneabilidade.

“Tem que ter confiança no bicho. A gente está evoluindo. Tem que formar uma parceria muito boa de amor, cumplicidade e amizade”, disse Vittoria.

Segundo dados da organização, cerca de 80% dos competidores da raça árabe na Expointer são mulheres — um indicativo do espaço cada vez maior que elas ocupam no mundo da equinocultura.



Foto: Rodrigo Martins/Seapi

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados
plugins premium WordPress