Início Site

CRAS organiza formatura da Primeira Turma do Programa Empreender Social RS e Oficina de Artesanato Natalino

0

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, por meio do Centro de Referência de Assistência Social de Lagoa Vermelha (CRAS), está organizando os últimos detalhes e preparativos para a cerimônia de formatura da primeira turma do Programa Empreender Social RS e da Oficina de Artesanato Natalino.

Na manhã da quarta-feira, dia 29, coordenadora do CRAS, Vanessa Duarte Brambatti, a facilitadora do Programa Empreender Social em Lagoa Vermelha, Marilia Melara, a professora da Oficina de Artesanato Natalino do CRAS, Lucimar Telles, e a uma das participantes das capacitações, Marlene Dutra, estiveram na Prefeitura Municipal para entregar os convites para a formatura. O evento está marcado para acontecer na próxima terça-feira, dia 5 de dezembro, a partir das 14h, nas dependências do CRAS.

Além de entregarem os convites acompanhados de algumas peças natalinas confeccionadas durante a Oficina, no gabinete para o Prefeito Gustavo Bonotto e para o vice-prefeito Eder Piardi, as representantes do CRAS também visitaram e realizaram a entrega de convites às secretarias municipais, à Câmara Municipal de Vereadores e à Agência FGTAS/SINE de Lagoa Vermelha.

Fotos: Roselle dos Santos

Secretaria de Educação prepara formatura para estudantes do 9º Ano da Rede Municipal de Ensino

0

No próximo dia 13 de dezembro, às 19h30min, o CTG Alexandre Pato será palco de um momento especial para 70 estudantes da Rede Municipal de Ensino: a cerimônia de formatura do 9º ano, que marca a conclusão do ensino fundamental.

A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, celebra o esforço e a dedicação desses jovens, que ao longo dos anos percorreram uma jornada de aprendizado, crescimento e conquistas. Será um evento muito especial, com homenagens aos estudantes que se preparam para dar o próximo passo em suas trajetórias educacionais, ou seja, a passagem para o Ensino Médio.

Durante a formatura, os estudantes receberão diplomas que simbolizam não apenas a conclusão de uma etapa, mas também o início de novos desafios e oportunidades. Será um momento único, em que os formandos e convidados poderão compartilhar a alegria e o orgulho dos jovens que se dedicaram ao estudo.

Os formandos são estudantes das seis Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) da Rede Municipal de Ensino. São elas: Antônio Carlos de Andrade Nácul, bairro Industrial; Clóvis Pestana, bairro Medianeira; João Protásio da Luz, bairro Ernani Dias de Moraes; Léa Beatriz de Quadros Dolzan, bairro Operário; Marcílio José Machado, bairro Boa Vista e Escola Cívico-Militar Diógenes Euclides da Cunha, localizada no bairro São Sebastião.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto destaca a importância desse evento não apenas para os estudantes, mas para toda a comunidade, ressaltando o comprometimento de todos com a educação e o desenvolvimento de seus jovens cidadãos.

Fotos: Roselle dos Santos/Imprensa Prefeitura

Educação e Tributos de Capão Bonito do Sul realizam segunda etapa do Concurso de Educação Fiscal nas Escolas

0

A proposta para essa etapa foi a elaboração de uma frase e tirinhas sobre a importância da educação fiscal e a função social dos tributos

Na manhã de quinta-feira (30), foi realizada a escolha dos vencedores do Concurso de Educação Fiscal nas Escolas – 2º Semestre. A proposta para essa etapa do concurso era a elaboração de uma frase sobre a importância da educação fiscal e a função social dos tributos, com desenhos realizados em tirinhas. Todos os alunos da Rede Municipal de Ensino de Capão Bonito do Sul participaram, sendo que três trabalhos foram selecionados, divididos em Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais.

Os estudantes com seus trabalhos escolhidos irão receber uma premiação no dia 06 de dezembro, durante o 6º Festival Literário. A seleção das melhores tirinhas foi feita pelo Fiscal Tributário do município, Maurício Roman, pela coordenadora pedagógica, Eliana Reolon, pelo diretor da EMEF Firmino Frizzo, representando os diretores das escolas, Jerry Segalla e pelo assessor de imprensa, Felipe Souza.

Um trabalho do Maternal da EMEF Horácio Severo da Costa também foi selecionado, pela criatividade e forma de tirinha empregado pelas educadoras em sala de aula, que utilizaram fotos dos alunos como personagens da história. Os estudantes com trabalhos escolhidos são:

Educação Infantil – EMEI Pequenos Anjinhos (sede e Barretos)

– Emanuelly Machados dos Santos;

– Isabely Miotto;

– Maria Clara Viega Pacheco.

Anos Iniciais – EMEFs Firmino Frizzo e Horácio Severo da Costa

– Karollyny Leita da Silva Cecchin (3º Ano);

– Tamiris Braambati Pelisser (4º Ano);

– Emilly Souza Silva (1º Ano).

Anos Finais – EMEFs Firmino Frizzo e Horácio Severo da Costa

– Lucas Antônio da Silva Gaio (8º Ano);

– Eduarda Pereira da Silva (7º no);

– Thalita V. Oliveira da Silva (8º Ano).

Foto: Divulgação

Assembleia Legislativa entrega os Prêmios Teixeirinha e José Mendes dia 5 de dezembro

0

Os prêmios Vitor Mateus Teixeira e José Mendes, edição 2023, serão entregues em solenidade no dia 5 de dezembro, às 19 horas, no Teatro Dante Barone, com apresentação musical de Lucio Yanel.

Prêmio Teixeirinha

O Prêmio Vitor Mateus Teixeira (Teixeirinha) foi instituído por meio da Resolução 2.708, de 19 de agosto de 1997, em homenagem ao músico, cantor, compositor e cineasta Vitor Mateus Teixeira. O prêmio busca reconhecer, valorizar e incentivar os trabalhos e ações que divulguem a música e o artista gaúcho.

Troféu José Mendes

O Troféu José Mendes, que integra a programação do Prêmio Vitor Mateus Teixeira, presta uma homenagem a apresentadores de programas de rádio ou televisão que promovem a música e a cultura regional.

Agraciados 2023 

Prêmio Vitor Mateus Teixeira

  1. Artista ou grupo artístico de destaque da área de interpretação poética ou de interpretação musical ou da área de dança

Daniel Torres

  1. Composição musical gaúcha, tradicionalista, nativista, teuto-rio-grandense, ítalo-rio-grandense ou afro-rio-grandense.

Eu e o Rio (Antônio Augusto Fagundes – in memoriam)

  1. Letra de música gaúcha, tradicionalista, nativista, teuto-rio-grandense, ítalo-rio-grandense ou afro-rio-grandense.

O fundo da grota (Baitaca)

  1. Obra cinematográfica

50 Anos de Nativismo

  1. Instituição, entidade ou veículo de comunicação que desenvolva trabalho relevante em prol da cultura gaúcha.
    Programa Raízes – Rede Mais Nova FM
  2. Clássico do Rio Grande do Sul

Canto Alegretense

Troféu José Mendes:

José Alberto Andrade (Programa Galpão Crioulo da Rádio Gaúcha

Apresentação musical

Lucio Yanel, nascido Federico Nelson Giles (Corrientes, 2 de maio de 1946) é um violonista, cantor, compositor, ator e folclorista argentino radicado em Caxias do Sul, no Brasil.

Como violonista, realizou apresentações por diversos países como Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, França, Rússia, Suíça Espanha e Estados Unidos. Radicado no Brasil há muitos anos, Lúcio Yanel é considerado um dos alicerces do violão solista na música regional sulina e o violonista com maior produção na história do violão gaúcho. O músico veio para o Rio Grande do Sul em 1981, onde passou a atuar nos festivais de música regional. Sua maneira de tocar influenciou muitos músicos das gerações posteriores, como os violonistas Yamandú Costa, Marcello Caminha, Maurício Marques (Quarteto Maogani) e Ricardo Martins.

Mesmo sendo um músico autodidata, Yanel é um dos fundadores do que se pode considerar uma “escola do violão gaúcho” da qual Yamandú Costa é um dos nomes mais representativos. Com seu trabalho ao violão, ampliou-se a difusão de alguns gêneros latino-americanos como a chacarera, o chamamé, o rasguido doble e a zamba, no sul do país.

Além de se dedicar à música regional gaúcha, o violonista Lucio Yanel também conheceu e atuou, em diversas ocasiões, ao lado de diversos nomes do cenário musical argentino, como Astor Piazzolla, Mercedes Sosa, Atahualpa Yupanqui e Antonio Tarragó Ros. Apresentou-se ainda em inúmeros festivais e gravou com renomados artistas do Rio Grande do Sul, como Gilberto Monteiro, Joca Martins, Luiz Marenco, Bebeto Alves, Jayme Caetano Braun e César Oliveira e Rogério Mello, além de ter composições ao lado de Renato Borghetti, Noel Guarany, Gaúcho da Fronteira e Luiz Carlos Borges.

Colaborou ainda como intérprete e autor nas trilhas musicais dos filmes Netto Perde sua Alma e Lua de Outubro.

Como ator, foi destaque com o personagem Capitão Castelhano na minissérie O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo.

Dia 5 de dezembro, às 19 horas

No Teatro Dante Barone da ALRS

ONDE ASSISTIR O SARAU DO SOLAR

Ao vivo, pela TV Assembleia canal aberto 11.2

Portal da TV AL: https://ww4.al.rs.gov.br/tval

YouTube: https://ww4.al.rs.gov.br/tval/transmissoes

Facebook: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul

Foto: Divulgação

 

Feiras Movelsul e Fimma anunciam data da próxima edição

0

Após realizações conjuntas, feiras do setor moveleiro ocorrerão separadamente em 2025

Realizadas em conjunto em 2022 e 2023 como estratégia para otimizar o calendário de eventos do setor moveleiro, as feiras Movelsul Brasil e Fimma Brasil voltarão a ocorrer de modo separado em 2025, tradicionalmente no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS). Para chegar a essa decisão, as entidades realizadoras das feiras – Sindmóveis e Movergs, respectivamente – consideraram critérios como a relevância das feiras no atual cenário do mercado, demandas do setor e oportunidade de ampliação de ambos os eventos.

O start será dado pela Movelsul Brasil, marcada para 17 a 20 de fevereiro de 2025. A presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), Gisele Dalla Costa, explica que o principal objetivo será aumentar a diversidade de expositores e segmentos. “A Movelsul é referência na América Latina para lojistas, varejistas e importadores, especialmente em móveis seriados, estofados e colchões. Queremos oferecer um evento ainda mais completo para a geração de negócios, reforçando a presença de marcas tradicionais e trazendo novos expositores”, afirma. “A feira continuará com projetos consagrados, como a mostra do Prêmio Salão Design, palestras e rodadas de negócios internacionais”, antecipa Gisele.

De 04 a 07 de agosto de 2025 será a vez da Fimma Brasil ocupar os pavilhões do Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Para o presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), Euclides Longhi, essa será uma oportunidade de retomar o crescimento da feira. “A Fimma reúne os principais fornecedores da cadeia moveleira, mas entendemos que é possível ampliar a presença de expositores de máquinas, matérias-primas, ferramentas, ferragens, tecnologia e diversos outros segmentos que compõem o setor. Tudo na feira é pensado para oferecer oportunidades de inovação, conhecimento, competitividade, bons contatos e, claro, ótimos negócios”, ressalta. O espaço Ecossistema de Inovação da Fimma Brasil e a presença de importadores vindos de países-alvo se mantêm como pilares do evento.

NEGÓCIOS COM DIFERENTES SOTAQUES

As oportunidades de negócios com o mercado externo são características fortes das feiras Fimma Brasil e Movelsul Brasil – e em 2025 não será diferente. A cadeia moveleira brasileira tem grande potencial de exportação para todos os continentes do planeta e as feiras Fimma e Movelsul estão alinhadas aos principais eventos internacionais do setor. Por isso, desde já a organização estuda os mercados-alvo para trazer importadores estratégicos conforme o perfil dos expositores de cada feira.

SOBRE A FIMMA BRASIL

Uma das maiores feiras do segmento moveleiro do mundo, a Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil) é realizada desde 1993 pela Movergs, somando 16 edições realizadas com o objetivo de apoiar o desenvolvimento do setor. Para isso, antecipa tendências e exibindo o que existe de melhor em alta tecnologia e inovação. Reúne expositores de tecnologias, insumos, matérias-primas, máquinas, serviços e equipamentos de ponta.

SOBRE A MOVERGS

A Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) é a entidade que representa as empresas do setor moveleiro gaúcho. Há 36 anos trabalha em prol do fortalecimento e do fomento de oportunidades para a cadeia produtiva. Comprometida com a defesa dos interesses de seus associados, a entidade atua na ampliação de sua representatividade no contexto político-econômico nacional.

SOBRE A MOVELSUL BRASIL

Principal feira de móveis da América Latina em área de exposição, número de expositores e visitantes profissionais, a Movelsul Brasil é focada no grande varejo de mobiliário – reunindo indústrias de móveis (especialmente seriados e modulados), decoração, colchões, estofados, planejado e mobiliário corporativo. Com 23 edições realizadas desde 1977 pelo Sindmóveis, é referência para visitantes lojistas, redes de varejo, compradores corporativos, investidores, arquitetos, designers e importadores.

SOBRE O SINDMÓVEIS

O Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) foi criado em 1977 para representar o polo moveleiro dos municípios de Bento, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza. A entidade atua amarrando as pontas da cadeia de modo que todo o setor possa se desenvolver com consistência e proposição de valor. Um trabalho que não se limita à Serra, pois projetos como a feira Movelsul Brasil, o Prêmio Salão Design e o Orchestra Brasil (projeto de fomento às exportações para fornecedores da cadeia moveleira, mantido com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil) tornam o Sindmóveis relevante nacional e internacionalmente.

SOBRE O PRÊMIO SALÃO DESIGN

O Prêmio Salão Design é a principal e mais tradicional premiação brasileira do design de mobiliário. A iniciativa nasceu do Sindmóveis em 1988, como indutora de inovação e ferramenta de competitividade para a indústria moveleira. Além da premiação em dinheiro, os vencedores ganham visibilidade, reconhecimento no mercado e possibilidades de parcerias.

Mais do que uma vitrine de tendências e talentos, o Prêmio tem parte na formação da identidade do design brasileiro e latino-americano. Nesses 35 anos de história, soma mais de 16 mil projetos inscritos por participantes de 37 países. Em 2023, a premiação contou com patrocínio master de Berneck e Interprint, além do patrocínio de Akeo, Blum, Dalmóbile e Zen.

Foto: Divulgação

Em busca do tricampeonato, Be8UPF disputa final do Estadual de Vôlei no sábado (2)

0

Time enfrenta a Sogipa na decisão. Partida será realizada no ginásio do IE, às 17h

A equipe Be8UPF encara um desafio importante neste sábado, 2 de dezembro. O time, que conta com o apoio da Universidade de Passo Fundo (UPF), disputa a final do Campeonato Estadual de Voleibol Adulto Feminino contra a Sogipa. O jogo tem início às 17h, no ginásio do IE, em Passo Fundo. Toda a comunidade está convidada a prestigiar a partida e torcer. A entrada é gratuita.

Bicampeã gaúcha, tendo conquistado os títulos nos anos de 2015 e 2016, a Be8UPF terminou a fase classificatória da competição em 2023 no 1º lugar, com a vitória de 6 jogos consecutivos, os quais, dentre os adversários, estava a equipe da Sogipa. Na luta pelo tão sonhado tricampeonato, o grupo tem trabalhado intensamente para evitar surpresas. “Esta semana é intensiva, principalmente no aspecto tático coletivo. A expectativa é grande por repetir o confronto em casa, exemplo do que foi em 2015, na ocasião do nosso primeiro título”, comenta o técnico do time passo-fundense, Gilberto Bellaver, o Giba.

Fazem parte da Be8UPF as centrais Paula Oliveira Pegoraro, Milena Ellen Parolin, Larissa e Letícia Eduarda Krahl; as levantadoras Nathália Debiasi Salvi, Thaís Martini de Toni, Letícia Antunes e Ana Paula Nunes; as líberos Bianca Thomazi Antunes e Isadora Verona da Silva; as opostas Juliana Fuchs Garcia e Alessandra Karina Barbosa Ornellas; e as ponteiras Laura Machiavelli Santos, Karine Alves, Mel dos Santos Rodrigues, Manuela Picoli Antunes e Jordana Metzler. A comissão técnica é composta pelo técnico Giba; assistente técnico Rafael Machado; preparador físico Fábio Bortolon; estatístico Henrique Fontes Bellaver; e presidente Luiz Fernando Zanini.

A final do Estadual ainda contará com uma ação solidária, na qual a população pode doar 1kg de ração para cães.

Fotos: Divulgação e Valdeci e Aline Fotografias

 

Comitiva gaúcha reforça pedido ao governo chinês para reconhecimento do status de zona livre de febre aftosa

0

A comitiva gaúcha na China foi recebida pelo secretário-geral do Ministério da Agricultura, Sui Pengfei, para tratar sobre o fortalecimento das relações comerciais e de cooperação bilateral.

A reunião ocorreu na quarta-feira (29/11), terceiro dia da missão oficial do governo do Estado em Pequim. No encontro, o vice-governador Gabriel Souza reforçou ao governo chinês o pedido para que o Estado tenha o seu status de zona livre de febre aftosa sem vacinação reconhecido pelo país.

“Tal medida resultará na possibilidade de ampliarmos o número de frigoríficos gaúchos habilitados e comercializarmos carne com osso e miúdos para o país”, complementou Gabriel. No pleito entregue ao representante do governo chinês, o Estado reforça o seu potencial de produção e condições sanitárias que permitem o fornecimento de proteínas de origem animal de qualidade superior.

Os reconhecimentos sanitários internacionais de destaque do Rio Grande do Sul – livre de peste suína clássica (classical swine fever – CSF), desde 2016, e livre de febre aftosa (foot-and-mout disease – FMD) sem vacinação, desde 2021 – também foram apresentados no documento.

O secretário-geral contou ao grupo que conheceu o Brasil no início dos anos 2000 e que, na ocasião, visitou o Rio Grande do Sul. “Sei que o Estado é conhecido como o celeiro do Brasil e a visita ao nosso país demonstra o desejo de aproximar ainda mais as relações”, afirmou Sui Pengfei.

Cooperação China-RS

Sobre o pedido apresentado pelo vice-governador para o reconhecimento do status sanitário, Sui Pengfei informou que será organizado um grupo de trabalho específico para discutir o tema. “Temos um espaço de cooperação entre China e Rio Grande do Sul. Inclusive, todos os anos importamos um expressivo valor em produtos, em especial do comércio agrícola. Por isso, prevejo que há um espaço importante de crescimento”, ressaltou o secretário-geral.

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, e o adjunto da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Márcio Madalena, assim como o presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin, acompanharam a agenda.

Madalena aproveitou a oportunidade para falar sobre o perfil da produção agropecuária do Estado. “Focamos na questão da proteína animal, que é o nosso interesse principal da missão, mas também apresentamos diversas outras cadeias produtivas em que nos destacamos em termos de produtividade, como o vinho, a noz-pecã e a soja”, disse. “Também formalizamos nosso pleito pelo reconhecimento do status sanitário de zona livre de aftosa sem vacinação. Reafirmamos que estamos prontos para recebê-los no Rio Grande do Sul para uma missão de reconhecimento e internalização desse status. Isso nos possibilitará a venda de carne com osso e de miúdos, que são uma demanda muito grande da China”, ressaltou Madalena.

“Foi uma reunião produtiva e necessária para reforçar essa pauta, que já vem sendo tratada em diálogos com os chineses. O fato de o governo gaúcho estar na China, nessa missão liderada pelo vice-governador Gabriel Souza, com secretários, empresários, líderes do setor de proteína animal e parlamentares, fortalece e oficializa esse pedido”, destacou Polo. “Temos excelência sanitária e produtos de qualidade que nos colocam em condição de competitividade para aumentar as exportações gaúchas para a China”, acrescentou o titular da Sedec.

Foto: Joel Vargas

Sicredi Ibiraiaras RS/MG comemora 40 anos de fundação

0

Na terça-feira, 28, a Sicredi Ibiraiaras RS/MG realizou diversas atividades para celebrar os 40 anos de fundação da cooperativa.

O evento ocorreu na cidade de Ibiraiaras e contou com a inauguração da ampliação da superintendência regional – Sureg – em frente a sede na rua Longino Zacarias Guadagnin.

Logo após, no Lorena Centro de Eventos, ocorreu recepção, onde foram prestadas diversas homenagens aos sócios-fundadores e ex-dirigentes, lançamento do livro em alusão aos 40 anos de história e transmissão do vídeo comemorativo aos 40 anos da cooperativa.

Foram momentos de muita emoção, recordando a trajetória da Sicredi, na presença de cerca de 300 convidados de diversas cidades da região.

Logo após, houve jantar e música ao vivo com Claus e Vanessa.

Fotos: Marcos Roberto Nepomuceno

9ª rodada do Induscom 2023 acontece nesta quarta-feira, dia 29

0

Na noite da última sexta-feira, dia 24, foi realizada a oitava rodada de jogos do Campeonato Municipal de Indústria e Comércio de Futsal, o Induscom 2023, no Ginásio de Esportes Adão Vanderlei Fausti, da EMEB Antônio Carlos de Andrade Nacul.

O Campeonato é uma promoção da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, por meio do Departamento Municipal de Esportes, que, na edição deste ano presta uma homenagem especial ao desportista Olímpio Dall Agnol.

Confira os resultados da 8ª rodada do Induscom:

– Sigma Transformadores A 03 X 03 Carvalho Máquinas/Cohmar Construtora

– Móveis Sul/Casa7  04 X 04 Doripel  Móveis/Bassani Incorporadora

– Point da Marmita/3 Irmãos Alimentos/Posser/Tiaraju 01 X 07 Sigma  Transformadores B

– Schioo Cristo Rei  01 X  03 Ademac/ACG Móveis

Os próximos jogos da nona rodada do Induscom estão programados para acontecer na noite desta quarta-feira, dia 29, a partir das 19h30min, no Ginásio de Esportes Adão Vanderlei Fausti.

Confira quais serão os próximos confrontos do Induscom 2023:

Quarta-feira (29/11) | 9ª Rodada:

– Sigma Transformadores A X Gnet/Bocchi  (Repescagem)

– Posto Sander/ Grigol Inc. X Móveis Sul (Quartas de final)

– Prefeitura (Sec. Saúde) X Point da Marmita/ 3 Irmãos Alimentos/ Posser/ Tiaraju (Quartas)

Sexta-feira (01/12) | 10ª Rodada:

– Ademac/ACG Móveis  X  Sigma Transformadores B (Quartas)

– Carvalho Máquinas X Vencedor da Repescagem (Quartas)

– Móveis Doripel/Bassani Inc. X Barcelona Móveis/EV. Esportes (Quartas)

Segunda-feira (04/12) | 11ª Rodada:

– Becker/Disfonte X Menegás Móveis (Quartas)

– Progen/ Dudu Estética X Móveis Rodial (Quartas)

-SLC Vitória X Schio/Cristo Rei (Quartas)

Classificação Geral:

1º- Postos Sander/ Grigol Incorporadora (100%)

2º- Ademac/ACG Móveis (83%)

3º- Móveis Doripel/ Bassani Incorporações (77%)

4º- Progen /Dudu estética (77%)

5º- Móveis Rodial (75%)

6º- Barcelona Móveis/ EV Esportes (66%)

7º- Sigma Transformadores B (66%)

8º- Móveis Sul (44%)

9º- Carvalho Máquinas/ Cohmar Construtora ltda (42%)

10º- Prefeitura (Sec. da saúde) (33%)

11º- SLC Vitória (33%)

12º- Becker/ Disfonte (33%)

13º- Menegás Móveis /Morada Decor/ Lemos Pintura (33%)

14º- Schioo/Cristo Rei (25%)

15º- Point da Marmita/3 Irmãos Alimentos/ Posser/ Tiaraju (11%)

16º- A definir

Fotos: Divulgação

E-book apresenta cenário econômico e perspectivas para 2024

0

Com apoio do Sebrae RS, material reúne informações apresentadas pelo Sicredi no 31º Congresso Movergs

O economista chefe do Sicredi, André Nunes de Nunes, apresentou um panorama da economia global e brasileira aos participantes do 31º Congresso Movergs, realizado em novembro deste ano em Bento Gonçalves. Agora, com apoio do Sebrae RS, o material está disponível no e-book gratuito “Cenário Econômico e as Perspectivas para a Indústria de Móveis do RS”. A publicação (disponível para download no site movergs.com.br) reúne diversos tópicos relevantes ao setor – como inflação, juros, câmbio, taxas de crescimento do PIB e situação financeira das famílias brasileiras.

“Vamos observar neste conteúdo um cenário internacional muito mais complicado em relação aos últimos 10 anos, com uma desaceleração da economia global. Quando olhamos para o cenário interno vemos o final de um ciclo de desaceleração, de aperto na taxa de juros, e começa a ter sinais que em 2024 podemos ter uma retomada, com a melhora da situação financeira das famílias, juntamente com a recuperação mais homogênea dos setores”, antecipa Nunes na introdução do e-book.

SOBRE A MOVERGS

A Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) é a entidade que representa as mais de 2.400 indústrias do setor moveleiro gaúcho. Há 36 anos, trabalha em prol do fortalecimento e do fomento de oportunidades para a cadeia produtiva, realizando ações como a feira Fimma Brasil, o Congresso Movergs, entre outras. Comprometida com a defesa dos interesses de seus associados, a entidade atua para promover a competitividade, a excelência e a inovação da indústria gaúcha de móveis.

SOBRE O SEBRAE

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte – aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões. Há mais de 40 anos, atua com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios.

SOBRE O SICREDI

Primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, há 120 anos o Sicredi trilha um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para o desenvolvimento financeiro – entendendo que as melhores escolhas são aquelas que trazem resultados para todos. O Sicredi oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo para as pessoas, para as empresas e para o agronegócio. Ao todo, são sete milhões de associados, 40 mil colaboradores e mais de 2.500 agências em todo o Brasil.

Foto: Augusto Tomasi

Siga-nos nas redes

10,627FãsCurtir
20,000SeguidoresSeguir
171SeguidoresSeguir

Notícias recentes

Atendimento via WhatsApp
Enviar mensagem