As inscrições gratuitas de trabalhos na Mostra Artístico-Cultural online da ACMB encerraram-se nesta terça-feira, dia 15. Sob o tema “Meu Natal 2020, um Natal de Amor”, a Mostra teve um total de 47 crianças inscritas e 55 trabalhos expostos pois algumas crianças participaram de mais de uma modalidade. A variedade de inscrições contou com a grande maioria de crianças de Lagoa Vermelha, incluindo o interior. Também com a participação das crianças dos Lares de Acolhimento, Sammlave e Lar da Menina. E, ainda, com inscrições de Sananduva, Passo Fundo, Carazinho, Cascavel e dos países Irlanda e Noruega.
Os trabalhos foram inscritos nas seguintes modalidades: a) desenho livre; b) montagem criativa (com materiais recicláveis e/ou elementos da natureza); c) música e/ou dança d) poesia e/ou história. As inscrições incluíram as categorias infantil e infantojuvenil.
A modalidade que recebeu o maior número de inscritos foi desenho livre com um total de 21 inscrições tendo mais meninos inscritos do que meninas. Alguns desenhos vieram acompanhados por mensagens, como o do Miguel Antônio Mendes Spode (7 anos) que pedia ao anjinho da guarda cuidar de todos os amigos até as aulas voltarem e do Thomáz Antônio Bonotto (11 anos) que detalhava o Natal não ser uma data apenas para ganhar presentes, mas para ajudar o próximo, época de felicidade e reunir a família.
A modalidade montagem criativa chamou a atenção dos internautas pela diversidade dos trabalhos. Por exemplo: globo de neve, efeites de Natal em diversos formatos com diferentes materiais, pinheirinho de Natal com rolos de papel higiênico, retrato decorado com elementos da natureza e bolo formato casa do Papai Noel. O participante mais novo da modalidade criativa foi João Miguel da Silva Dalle Molle.
A modalidade dança teve a inscrição de crianças mais pequenas e a música contou com vídeos de crianças cantando e tocando instrumentos musicais como flauta, violão e gaita. A modalidade história incluiu histórias contadas por irmãos, como foi o caso da Laura e Luis Felipe Galloni Isoton. A única modalidade que não teve inscritos foi poesia.
Voluntários da ACMB e internautas em geral ficaram encantados com a variedade, qualidade e ternura dos trabalhos. O convite está aberto para que visitem os perfis das mídias sociais da ACMB: Associação Cultural Mônica Bonotto no Facebook e Instagram para prestigiar os trabalhos.
Todas as crianças inscritas ganharam certificado e participaram do sorteio de brindes. A ACMB agradece o apoio de amigos individuais da ACMB, da Agrofaraon, da Mecânica Auto Fusca, da loja Yes Cosmetics e da Radiotiva loja geek (PF) pelas doações dos brindes.
Para a presidente da ACMB, Melissa Bonotto os resultados da Mostra foram além das expectativas: “Planejar uma caravana online dentro do contexto de pandemia é um desafio. Mas ficamos muito felizes com o número de inscrições e a variedade de trabalhos, o que mostra que existe esta demanda para outras atividades nesta linha. Nosso grande agradecimento a todas as crianças e famílias que participaram”.