Aconteceu na manhã da última terça-feira, 7 de setembro, dia da Independência do Brasil (1822), a Hora Cívica de encerramento da Semana da Pátria em Lagoa Vermelha. A cerimônia foi realizada na Casa da Cultura Athos Branco e contou com a presença do presidente e do secretário do Poder Legislativo, vereadores Luiz Carlos Kramer e Gabriel Vieira, dentre autoridades e representantes da comunidade.
Em Lagoa Vermelha, a Semana da Pátria foi organizada pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto, e promoveu atividades nas Escolas Municipais, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar.
Neste ano, tema Nacional foi o Hino Nacional Brasileiro, o tema Estadual a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e a participação do gaúcho da Segunda Guerra Mundial e, o tema Municipal foi a solidariedade e a homenagem a Mário Miguel da Rosa Muraro.
Mário Muraro era advogado, professor universitário e atuava junto ao Grupo de Escoteiros Guainás, sendo uma liderança estadual, em que ocupava o posto de Presidente Regional do Rio Grande do Sul de Escoteiros. Mário Muraro faleceu em março deste ano, vítima da Covid-19 e, no dia 7 de setembro, estaria de aniversário.
Na cerimônia de encerramento, a viúva Lígia Muraro, fez um discurso emocionante como se estivesse contando ao marido os acontecimentos desde sua partida.
“Mario foi um ótimo advogado, foi um ótimo professor, foi um ótimo Papai Noel em Muitos Capões e sempre será lembrado por suas ações como escoteiro, pois cada um aqui presente conheceu o Mario de algum modo. E hoje, eu só tenho a dizer que sim, eu tenho e estou de luto, pois como dizia Carpinejar, não foi a outra pessoa que morreu, e sim você que morreu para ela.”
Lígia agradeceu a comunidade lagoense e a Administração Municipal pela homenagem. “Gratidão a família Muraro que me recebeu, a minha Família Escoteiro, a comunidade lagoense. Tenho certeza de que lá de cima ele está dizendo: saudade sim, tristeza não”, finalizou.
Na oportunidade, o prefeito Gustavo Bonotto e a secretária da Educação, Aline Teles Fasoli, entregaram um quadro e uma placa como forma de agradecimento à família do homenageado.
Com o encerramento da Semana da Pátria, o Fogo Simbólico passa a simbolizar o a Chama do Fogo Crioulo da Semana Farroupilha que, em 2021, terá a tradicionalista Romaira Branco da Silva como homenageada.