A Administração Municipal de Lagoa Vermelha realizou na manhã desta sexta-feira, 21 de março, a cerimônia oficial de entrega da nova ambulância destinada ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O ato, realizado em frente à sede da Prefeitura, contou com a presença do prefeito Eloir Morona (PP), do vice-prefeito Alessandro Muliterno (Podemos), da vereadora Paula Castilhos (PT), da secretária municipal da Saúde, Cristiane Mattos, do presidente do PT de Lagoa Vermelha, Gentil Paz Boeno, além de secretários e integrantes da administração municipal.
O veículo integra o programa do Ministério da Saúde que, recentemente, destinou 113 novas ambulâncias ao Rio Grande do Sul, reforçando o atendimento de urgência em diversas regiões. Lagoa Vermelha foi um dos municípios contemplados, ampliando a estrutura e a capacidade de resposta do SAMU.
Prefeito Eloir Morona destaca a conquista e a união de esforços
Em entrevista à NG Revista, o prefeito Eloir Morona (PP) destacou a importância da conquista para o município. “É uma satisfação receber um equipamento que será muito útil porque a saúde sempre vem em primeiro lugar. Uma ambulância moderna como essa melhora muito o atendimento em casos de alta precisão. Lá em 2023, ainda como secretário da Saúde, fizemos a inscrição para essa ambulância junto ao governo federal e hoje temos a alegria de receber esse veículo para o SAMU”, frisou o prefeito.
Morona ainda lembrou que esta é a segunda ambulância que tem a oportunidade de entregar ao serviço. “A primeira recebemos ainda no governo Michel Temer e agora, novamente, conseguimos fortalecer o atendimento de urgência e emergência. Isso é resultado da união de esforços, da soma de pessoas que buscam, pressionam seus entes políticos e trabalham para que sua cidade seja vista. É assim que se constrói, todos juntos, puxando para o mesmo lado, para que Lagoa Vermelha cresça”, concluiu.
Vereadora Paula Castilhos valoriza o papel do governo federal na saúde
A vereadora Paula Castilhos (PT) também ressaltou a relevância dos investimentos do governo federal na saúde pública. “É muito importante reconhecer o quanto o governo federal tem se empenhado em melhorar a qualidade dos serviços de saúde. Nos últimos dois anos, já foram entregues quase mil ambulâncias e a previsão é chegar a mais de duas mil, o que ampliará em 90% o atendimento do SAMU no país. No governo anterior, foram pouco mais de 400 ambulâncias. Isso demonstra a preocupação em manter e qualificar os serviços”, destacou.
Paula Castilhos ainda reforçou que Lagoa Vermelha vem sendo beneficiada com o aumento dos repasses federais. “Tivemos um incremento de R$ 6 milhões no ano passado, o que impacta diretamente na nossa economia e no fortalecimento da atenção básica, que teve aumento de 25%. Muitas ações vistas no município contam com o apoio direto do governo federal”, completou.
Por fim, a vereadora afirmou que o Partido dos Trabalhadores de Lagoa Vermelha segue atuando junto ao governo federal em busca de novos investimentos. “Estamos aguardando o encerramento das inscrições para o novo PAC, para então irmos atrás, junto aos nossos deputados e ministérios, das demandas que a administração municipal priorizar. Acreditamos que é pelos canais oficiais, de forma transparente, que conseguimos trazer mais recursos para Lagoa Vermelha”, finalizou.
A nova ambulância representa mais um avanço na estrutura da saúde pública de Lagoa Vermelha, fortalecendo o atendimento de urgência e garantindo mais segurança à população.
Foto: Marcos Roberto Nepomuceno