Na manhã desta terça-feira (29), Lagoa Vermelha foi reconhecida como referência no cenário educacional gaúcho durante o lançamento da segunda etapa do projeto Educa Mais RS, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), em Porto Alegre. O município foi um dos quatro premiados por suas boas práticas na área da educação, ao lado de Santo Ângelo, Rio Pardo e Triunfo.
A solenidade foi realizada no auditório Francisco Juruena, e contou com a presença do secretário municipal de Educação, Cultura e Desporto, Carlos Bombassaro, acompanhado das servidoras Bruna Zancan e Flavia Favretto, que representaram o município no evento.
O Educa Mais RS é fruto de uma parceria entre o TCE-RS e a Universidade de São Paulo (USP), com foco na melhoria dos indicadores educacionais em 21 municípios selecionados. Durante a abertura do evento, o presidente do TCE-RS, conselheiro Marco Peixoto, reforçou o caráter educativo do Tribunal:
“Além de fiscalizar, o TCE-RS também orienta e capacita os gestores públicos. É para atender essa função que desenvolvemos o projeto Educa Mais RS, para auxiliar os municípios na promoção de melhorias na educação pública”.
A programação seguiu com a palestra do professor Mozart Ramos, da USP — ex-diretor do Instituto Ayrton Senna e ex-secretário de Educação de Pernambuco — que abordou estratégias para recompor a aprendizagem e elevar o IDEB até 2025.
“Essa parceria do TCE-RS com os municípios é fundamental para alavancar a qualidade da educação no estado. O espírito de cooperação é essencial para acelerar os avanços necessários”, destacou.
No período da tarde, o auditor de controle externo Vinicius Lacerda apresentou os cinco eixos centrais do projeto: professor, diretor escolar, monitoramento do aprendizado, aluno e equidade. Dentre as ações propostas estão a aplicação de provas didáticas em concursos, programas de formação continuada, avaliações externas frequentes, reforço escolar e atenção especial a estudantes em situação de vulnerabilidade.
Após a cerimônia de premiação, 11 municípios compartilharam cases de sucesso. Para 2025, o projeto prevê a ampliação das boas práticas, atualização dos planos de ação, auditorias e monitoramento contínuo.
O reconhecimento a Lagoa Vermelha reafirma o comprometimento da gestão municipal com o fortalecimento da educação pública e com a busca por soluções inovadoras em favor do desenvolvimento dos estudantes.
Foto: Maria Meirelles