Lagoa Vermelha comemora, neste domingo, 25 de janeiro de 2026, seus 181 anos de fundação com uma programação especial que reúne fé, cultura, tradição, lazer e música, em frente à Igreja São Paulo, no centro da cidade. A data marca mais um capítulo da história do município e valoriza a identidade cultural e a participação da comunidade lagoense.
A programação inicia às 10h, com a Missa Comemorativa pelos 181 anos de fundação do município, em honra ao Padroeiro São Paulo Apóstolo, integrando também as celebrações do Dia Municipal do Churrasco, símbolo da tradição local. Ao meio-dia, ocorre o almoço com o tradicional Churrasco Lagoense, com adesões junto à Paróquia São Paulo.
A partir das 13h, será aberta a Feira de Produtos Locais, valorizando produtores e empreendedores do município. Na sequência, às 14h, acontecem as atividades recreativas e a mateada, promovendo integração entre famílias e visitantes.
Durante a tarde, a programação cultural segue com apresentações artísticas locais, a partir das 15h, e, às 16h, com bandas locais, evidenciando o talento musical da cidade. Às 16h30, ocorre o lançamento do livro que celebra os 40 anos do Piquete 35, entidade referência no tradicionalismo regional.
Às 17h30, acontece o sorteio da campanha Compra Premiada 2025, promovida pela CDL de Lagoa Vermelha, incentivando o comércio local. Logo após, às 18h30, será realizado o pré-lançamento da Expo Lagoa 2026, antecipando uma das principais feiras do município.
Encerrando a programação comemorativa, o público poderá prestigiar, também às 18h30, o show com o grupo Os Serranos, um dos maiores nomes da música tradicional gaúcha, marcando o encerramento das festividades dos 181 anos de Lagoa Vermelha.





