Por Marcos Roberto Nepomuceno | marcos@ngrevista.com.br
O encerramento dos festivais Fegadan (Festival Gaúcho de Danças) e Fegachula, realizados pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), trouxe destaque para Lagoa Vermelha no último domingo, 20 de outubro, no Parque Cinquentenário, em Farroupilha. Durante três dias de competições, CTGs de todo o estado participaram em diversas categorias de danças tradicionais campesinas e apresentações de chula individual.
O município de Lagoa Vermelha, representado pelos grupos CTG Alexandre Pato e GAN Lagoa Vermelha, conquistou premiações importantes, reafirmando seu protagonismo no cenário tradicionalista.
No Fegachula, que valoriza a dança tradicional da chula, Kailon Jacob Pereira, do CTG Alexandre Pato, alcançou o 1º lugar na Chula Juvenil, enquanto Marlos da Silveira Baschera, do GAN Lagoa Vermelha, garantiu o 3º lugar na mesma categoria. Na categoria Chula Trio Guri, o trio do CTG Alexandre Pato, composto por Kailon Jacob Pereira, Eduardo Pozer e Renato Junior da Silva Bressan, ficou em 2º lugar.
O GAN Lagoa Vermelha teve grande destaque com o trio Chula Nativa, formado por Henrique Soares Zanin, Bruno Berthier Sander e Vitor Hugo Benetti Alano, que conquistou o 1º lugar na Chula Trio Peão. Já na categoria Chula Adulta, Bruno Berthier Sander, também do GAN Lagoa Vermelha, ficou em 1º lugar, seguido por Henrique Soares Zanin, que garantiu o 3º lugar.
O festival, realizado entre os dias 18 e 20 de outubro, contou com mais de 70 grupos e 104 competidores de chula, trazendo apresentações de alto nível técnico e participação expressiva de jovens e veteranos. A presidente do MTG, Ilva Maria Borba Goulart, destacou o sucesso do evento e a importância da preservação da cultura gaúcha.
Com essas conquistas, Lagoa Vermelha reafirma sua tradição no meio cultural gaúcho, celebrando o talento e a dedicação de seus representantes.
Foto: Divulgação