Neste mês de celebração do Dia Mundial do Doador de Sangue, o município tem sido palco de diversas ações em prol da doação de sangue. Nesta quinta-feira, 20, um grupo de 18 alunos do terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Médio Francisco Argenta – Polivalente, se deslocou até a cidade de Passo Fundo para doar sangue no Hemopasso.
A atitude dos jovens, com idades entre 16 e 17 anos, chamou a atenção de Clarissa Conte, servidora da Câmara de Vereadores e voluntária da campanha. Ela acompanhou o embarque dos alunos às 10h, junto com Loreni Padilha, presidente do Lions Clube Melvin Jones, no transporte fornecido pela Secretaria da Saúde.
Clarissa expressou sua admiração pela iniciativa dos alunos e espera que o gesto inspire outros jovens a seguirem o exemplo e se tornarem doadores de sangue. “Esses alunos demonstraram uma grandeza de espírito que deve ser celebrada e replicada por toda a comunidade”, destacou.
Segundo Loreni Padilha, a ideia partiu dos próprios estudantes. Tradicionalmente, ao concluir o ensino médio, os alunos organizam um trote para marcar o fim de um ciclo. No entanto, sensibilizados pela campanha, decidiram inovar e realizar um trote solidário, tornando-se doadores de sangue.
Acompanhados pela professora Sandra Andrighi, os alunos embarcaram às 10h da manhã no transporte da Secretaria Municipal da Saúde. A Campanha de Doação de Sangue é fruto de uma parceria entre a prefeitura municipal, através da Secretaria da Saúde, a Câmara de Vereadores e o Lions Clube Melvin Jones.
Este ato solidário dos alunos do Polivalente é um exemplo de cidadania e responsabilidade social, demonstrando como gestos simples podem fazer uma grande diferença na vida de muitas pessoas.
Foto: Divulgação