Jovem Empreendedor: soluções desenvolvidas por estudantes são aprovadas para pré-incubação no UPF Parque

Projetos de aplicativos voltados para as áreas da saúde e agronegócio se destacaram e passam agora para a próxima fase

Aproximar jovens estudantes do universo do empreendedorismo e oferecer oportunidades para que desenvolvam uma ideia de negócio. Esses são alguns dos propósitos do Programa Jovem Empreendedor, promovido pelo Instituto Manager, em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF) e prefeituras da região. Nesta quinta-feira, 15 de junho, os autores dos três projetos que se destacaram no programa apresentaram suas ideias e foram selecionados para a fase de pré-incubação no UPF Parque Científico e Tecnológico.

Durante o período de seis meses, os estudantes receberão mentorias gratuitas do UPF Parque, buscando transformar as ideias em negócios reais. “Temos um banco de mentores que vai atuar em cada uma das dores desses projetos. É muito legal ver jovens com motivação, empenho e espírito empreendedor, pois é assim que nasce uma startup e é isso que um startupeiro precisa hoje para conseguir tocar sua ideia e transformá-la em um grande negócio”, afirma a head de Estratégia e Relacionamento com o Mercado do UPF Parque, Cassiane Chais.

Os estudantes com projetos selecionados têm entre 13 e 18 anos e propuseram a criação de aplicativos para solucionar problemas nas áreas da saúde e agronegócio. “Nessa faixa etária muitos alunos vivem no mundo de redes sociais, e quando chega a necessidade de buscar uma área para estudar ou entrar no mercado de trabalho acabam levando um choque de realidade. Através do Programa, a gente consegue antecipar todo o cenário, proporcionando acesso ao UPF Parque e ao atingir a idade, fazer uma conexão para eles terem uma graduação dentro da UPF”, pontua o diretor do Instituto Manager, Anderson Detogni.

Aplicativos buscam solucionar problemas das áreas da saúde e agronegócio

Os três projetos selecionados para pré-incubação se destacaram em meio aos outros desenvolvidos por dois mil estudantes que participam do Programa Jovem Empreendedor. Pelo período de 1 ano, os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas municipais e estaduais da região aprendem, em aulas no contraturno escolar, sobre empreendedorismo, a criar suas próprias oportunidades e se qualificar para ingressar no mercado de trabalho.

O Pharmacy-delivery é um projeto desenvolvido pela estudante Ana Caroline Pascoal, de 15 anos. Natural de Santo Expedito do Sul, ela propôs a criação de um aplicativo voltado, principalmente, para a rede pública de saúde, para realização de triagem, consultas e venda de medicamentos, por meio de profissionais e farmácias parceiras cadastradas, incluindo, ainda, um kit de triagem para facilitar o atendimento.

O aplicativo Seed Calculator, é uma proposta desenvolvida pelas estudantes Aniély Alana Tieze, Anny Cardoso e Júlia Barden, 13 anos, de Não-Me-Toque. “Nosso projeto é um aplicativo que irá fornecer a contagem de sementes por metro quadrado e não por quilogramas, como é feito atualmente, trazendo economia e reduzindo desperdício para os agricultores”, explica.

O Vibur também é um aplicativo, só que voltado para atendimento psicológico on-line. A ideia é do estudante Vitor Bueno Araldi, 18 anos, de Constantina. “O problema que meu projeto busca resolver é a questão da demora para agendamento e atendimento de consultas psicológicas para quem precisa desse tipo de serviço. Muitas vezes é necessário enfrentar filas grandes até conseguir realizar de fato o atendimento, por isso meu projeto busca oferecer atendimento de forma on-line, sem precisar enfrentar filas”, destaca.

Os projetos foram aceitos pela comissão julgadora, composta pela head de Estratégia e Relacionamento com o Mercado do UPF Parque, Cassiane Chais, o empresário Alex Becker, representando as startups do UPF Parque, e o professor do curso de Administração da UPF, Me. Olivo Tiago Giotto, mentor voluntário do UPF Parque. Marcaram presença no evento o prefeito de Constantina, Fidelvino Menegazzo e a secretária de Educação de Constantina, Adinéia Rossetto Santin; o prefeito de Santo Expedito do Sul, Vantuir Dutra e secretária de Educação, Delirdes Tonietto; e a secretária de Educação de Não-Me-Toque, Luciana Renz.

Fotos: Caroline Lima

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados
plugins premium WordPress