Reportagem: Marcos Roberto Nepomuceno
Alguns anos ficam marcados não apenas pelo tempo que passa, mas pelo legado que deixam. Para José Antônio de Andrade, presidente da APELV – Associação dos Poetas e Escritores de Lagoa Vermelha, agropecuarista e colunista do Jornal Folha do Nordeste, 2025 foi um período de desafios superados, conquistas concretas e avanços históricos para a cultura lagoense.
Um ano de vitórias pessoais, institucionais e culturais
Ao fazer um balanço de 2025, José Antônio destaca a fundação, estruturação e regularização oficial da APELV, que hoje conta com CNPJ próprio e atuação organizada. Entre os marcos do ano está a realização da primeira coletânea literária da entidade, reunindo 28 poetas e escritores de Lagoa Vermelha, obra lançada com sucesso durante a Feira Regional do município.
Além disso, a associação promoveu eventos como “Versos ao Pé do Fogo”, coordenou atividades culturais e fortaleceu a presença da literatura no cenário local. Um momento simbólico ocorreu no dia 1º de dezembro, quando a APELV recebeu oficialmente a chave da Sala dos Poetas e Escritores de Lagoa Vermelha, espaço destinado à organização do acervo cultural de escritores e poetas do presente e do passado.
No plano pessoal, José Antônio ressalta a edição de dois livros de sua autoria, além de reconhecimentos na imprensa e destaque como liderança cultural. Para ele, 2025 foi um período de grandes vitórias e afirmação do compromisso com a cultura, a tradição e a identidade lagoense.
2026: novos escritores, escolas e continuidade do trabalho cultural
Ao projetar 2026, José Antônio de Andrade afirma que a expectativa é de dar continuidade e ampliar as ações culturais. Entre os objetivos estão o incentivo à leitura, o estímulo a novos escritores, especialmente junto aos estudantes, e a aproximação dos autores com as escolas do município.
A APELV também pretende organizar a segunda edição da coletânea literária, com a participação de ainda mais escritores, além de integrar ações aos programas da Secretaria Municipal de Educação, contribuindo para o fortalecimento da cultura e da educação em Lagoa Vermelha.
José Antônio finaliza agradecendo à NG Revista pelo espaço e reforça que a literatura, a poesia e a cultura seguem como pilares fundamentais para o desenvolvimento humano e social do município.





