O governo do Rio Grande do Sul abre nesta terça-feira (7), ao meio-dia, o período de inscrições para agroindústrias familiares interessadas em participar do 28º Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF) durante a 49ª Expointer. O prazo segue até o dia 24 de abril.
A edição de 2026 da feira será realizada entre os dias 29 de agosto e 6 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, reunindo produtores de diversas regiões do Estado.
As inscrições devem ser feitas por meio de entidades representativas da agricultura familiar, como a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), além da Fetag/RS, Fetraf/RS e Via Campesina.
CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO
Para participar do Pavilhão, as agroindústrias precisam estar incluídas no Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf) e atender a requisitos como regularização ambiental, sanitária e tributária.
Também será exigida a apresentação do extrato do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), além do licenciamento sanitário válido e atualizado.
ESPAÇO DE VALORIZAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO
O Pavilhão da Agricultura Familiar é considerado um dos espaços tradicionais da Expointer, reunindo produtores e consumidores em um ambiente voltado à comercialização e valorização da produção local.
A estrutura permite a ampliação de mercados e a conexão direta entre o campo e a cidade, fortalecendo o setor e incentivando a permanência das famílias no meio rural.
RESULTADOS EXPRESSIVOS
Na edição anterior, realizada em 2025, o Pavilhão registrou R$ 13,6 milhões em vendas, representando um crescimento de 25,81% em relação ao ano anterior. O resultado reforça a consolidação da agricultura familiar como importante vetor econômico e social no Estado.
O PAF é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Emater/RS-Ascar, Fetag/RS, Fetraf/RS e Via Campesina.
FORTALECIMENTO DO SETOR
A agricultura familiar tem papel relevante na economia gaúcha, com impacto direto na geração de renda, emprego e desenvolvimento sustentável. Iniciativas como a Expointer e o Pavilhão da Agricultura Familiar contribuem para dar visibilidade aos produtos e ampliar oportunidades para pequenos produtores.





