Impactos da IA nas eleições e no jornalismo são tema de debate nesta terça

Quais podem ser os impactos da inteligência artificial (IA) nas eleições? Quais são os desafios e riscos da IA apresenta à integridade jornalística e à democracia? Essas são as questões que poderão ser respondidas em audiência pública marcada para esta terça-feira (31), às 10h. O debate será realizado no âmbito da Comissão Temporária Interna sobre Inteligência Artificial no Brasil (CTIA), que analisa projetos sobre o tema. 

Entre os convidados estão o secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), João Caldeira de Castro; a coordenadora do Comitê Gestor da Internet (CGI.br) Renata Mielli; e a secretária-geral da Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), Aline Rezende Peres Osorio. Também são esperadas as participações do presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Antônio Rech; do diretor-geral do Instituto Liberdade Digital (ILD), Diogo Rais; da presidente do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco; e da diretora de Projetos do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS), Celina Bottino; além de professores e pesquisadores.

O debate faz parte de uma série de audiências públicas sobre inteligência artificial e seus desdobramentos no país pedidas pelo senador Eduardo Gomes (PL-TO) por meio do REQ 4/2023. Composta por 13 senadores e igual número de suplentes, a comissão é presidida pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG).

Como participar
O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Fonte: Agência Senado

Foto: Divulgação

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados