O município de Ibiaçá, no norte do Rio Grande do Sul, recebe neste fim de semana a 73ª edição da Romaria de Nossa Senhora Consoladora. O evento, um dos mais tradicionais da região, deve atrair mais de 100 mil romeiros, devotos e peregrinos de diversas localidades.
O ponto alto da celebração acontece no sábado (22) à noite, com a tradicional procissão luminosa. De acordo com o reitor e pároco do Santuário Nossa Senhora Consoladora, padre Felipe Carra, a romaria é um momento único, esperado ao longo de todo o ano.
– A Romaria de Nossa Senhora Consoladora em Ibiaçá é sempre um momento ímpar, esperado e aguardado ao longo de todo o ano. Dezenas de milhares de fiéis, romeiros e devotos vêm a este santuário para participar de toda a programação que a Romaria oferece – destacou.
O tema escolhido para este ano, “A Mãe Consoladora, Peregrinos da Esperança”, reforça a mensagem central do evento: a esperança como força motriz para a vida e a fé.
– Muitas pessoas vêm aqui recorrer a Nossa Senhora como o último auxílio frente a problemas de família, financeiros ou de saúde. Este é um lugar onde podemos abrir o coração e confiar na proteção e na intercessão da Mãe Consoladora – afirmou o pároco.
Além da procissão luminosa, a programação do fim de semana inclui a missa campal e a coroação de Nossa Senhora. Neste ano, mais de 1 mil voluntários trabalham para garantir a realização da romaria.
– A expectativa é muito boa. Estamos preparados para acolher a todos na casa de Nossa Senhora, como se estivessem na casa da mãe. Que todos possam vir, fazer esta experiência e caminhar conosco nesta edição da Romaria – concluiu o sacerdote.
Confira a programação completa:
Sábado (22)
- Missas campais: 7h, 9h, 11h, 14h, 16h e 18h
- Procissão luminosa: a partir das 19h30min
Domingo (23)
- Missas campais: 6h, 8h, 10h e 13h
- Bençãos: a partir das 14h30min
Foto: Belchyor Teston