Os 69 hospitais de 52 municípios em diferentes regiões do Estado que estavam com estoques críticos de sedativos e bloqueadores neuromusculares receberam, entre terça (6/4) e quarta-feira (7/4), mais uma remessa do kit intubação – medicamentos necessários ao procedimento de ventilação mecânica em pacientes com dificuldades respiratórias. Foram quase 93 mil frascos de Atracúrio, Cisatracúrio, Midazolam e Rocurônio nesta remessa.

Já estão em uso no Noroeste, em Santa Rosa, região que tem 51 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e 49 ocupados nesta quarta-feira. “Representa um alívio para Hospital Vida e Saúde a chegada dos remédios, essencial para mantermos a qualidade da assistência e a segurança técnica dos nossos pacientes em leitos de UTI. Estamos encontrando grandes dificuldades com o fornecimento desses medicamentos do kit intubação”, disse Vanderli de Barros, diretora-geral do Hospital Vida e Saúde e diretora da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS. Foram 7.554 quilômetros rodados nos dois dias por 12 veículos e 24 militares do 3º Grupamento Logístico do Comando Militar do Sul, cruzando o Estado de Norte a Sul a pedido da Secretaria da Saúde (SES).

“Essa é a sétima distribuição de medicamentos para os hospitais do Estado e com a maior quantidade de fármacos até o momento. A partir do planejamento de distribuição da Secretaria da Saúde, foram estabelecidas 12 equipes para a operação. A experiência colhida das entregas de medicamentos anteriores é a verificação in loco de que vidas estão sendo salvas devido à necessidade urgente dos itens distribuídos”, disse o tenente-coronel Jorge Luiz Pantaleão Pereira, organizador da operação.

“Os militares que realizaram a tarefa relatam o sentimento de civismo, de dever cumprido e de ajuda aos irmãos brasileiros, que necessitam de ajuda na atual conjuntura que o país está atravessando”, afirmou.

Foto: Divulgação SES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui